Game de hotelaria fará parte da grade curricular do Senac - PORVIR

Inovações em Educação

Game de hotelaria fará parte da grade curricular do Senac

Estudantes de diferentes cursos do Centro Universitário Senac, em São Paulo, criam jogo que simula a gestão de hotéis

por Vagner de Alencar ilustração relógio 10 de maio de 2012

Um grupo de alunos do Centro Universitário Senac de São Paulo desenvolveu um jogo para ensinar e colocar em prática conceitos de gestão em hotelaria. O game, que simula a  gerência de hotéis e incentiva tomadas de decisão mais inovadoras, vai fazer parte da grade curricular do curso no ano que vem.

Chamado de Host, o jogo envolveu a participação de estudantes dos cursos de jogos digitais, comunicação visual, sistemas de informação, design e hotelaria. Os alunos foram supervisionados por professores e tiveram o apoio de profissionais do mercado. “O mais importante desse projeto é que ele foi totalmente feito pelos próprios alunos, de forma multidisciplinar. Trabalhar em conjunto é algo rico para o aprendizado”, afirma Dênio Di Lascio, coordenador do Host e também do curso de jogos digitais.

Para Márcia Harumi Miyazaki, coordenadora de desenvolvimento da área de hotelaria da instituição, a ferramenta vai possibilitar aos estudantes dominar habilidades que normalmente não são desenvolvidas por meio de conteúdos teóricos. “Os alunos são cada vez mais interativos e conectados. O software permite que o estudante consiga resgatar várias informações ao longo do curso, para tomar decisões de forma mais dinâmica e amigável”, afirma.

Jogo HostCrédito: Centro Universitário Senac

A estudante do 8semestre de hotelaria, Karoline Moura Pinto, 22, está envolvida no projeto desde outubro do ano passado. Com a ajuda de professores e em contato com especialistas, coletou dados reais do mercado para dar mais credibilidade ao jogo. “O cuidado que nós tivemos foi aproximar o game da realidade. No jogo, todos os resorts e hotéis têm referências e características de estabelecimentos que existem”, afirma Karoline.

Disciplina obrigatória

A ferramenta servirá como material didático a ser utilizado em sala de aula e será acompanhado de um plano metodológico que instrui o professor. Os docentes podem escolher qual jogo aplicar e, posteriormente, analisar os resultados alcançados pelos estudantes.

“O jogo conta com informações que podem ser utilizadas por vários professores em conteúdos de outras disciplinas”

O game estará disponível oficialmente na grade dos cursos de tecnologia em hotelaria e bacharelado em hotelaria, nos campi da capital e do interior. Segundo Márcia Akemi Baltieri, professora do curso de tecnologia em hotelaria no campus Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, o software ainda poderá ser utilizado parcialmente em cursos de pós-graduação. “O jogo tem informações que podem ser utilizadas por vários professores em conteúdos que envolvem disciplinas como marketing e gestão de pessoas, por exemplo. Mas será concentrado numa disciplina da parte financeira”, afirma

O jogo

O Host é composto por 55 hotéis e pode ser jogado simultaneamente por 55 alunos ou grupos de alunos, conforme decisão do professor. Se apenas 10 pessoas estiverem jogando, os demais hotéis competem por meio de inteligência artificial. Durante o jogo, é possível assumir a gerência de várias categorias de hotéis, por até 10 anos.

O desafio começa com a escolha e compra do hotel e com a decisão sobre em que mercado o jogador quer atuar. É possível selecionar o “ambiente e o cenário” para trabalhar. As regiões podem ser montanhosas, costeiras ou litorâneas. Apenas na região de São Paulo, o game oferece 40 tipos de hotéis urbanos, divididos nas cinco zonas da cidade.

Os próximos passos incluem decisões sobre gestão de tarifas, pessoas, marketing, manutenção preventiva, investimento em novos serviços, entre outros. O jogador também opta pelo modelo do estabelecimento: econômico, midscale, luxo e superluxo, além da alternativa pelo resort.


TAGS

aplicativos, jogos

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x