Gênios trocam prestígio por sonho de melhorar educação - PORVIR

Inovações em Educação

Gênios trocam prestígio por sonho de melhorar educação

Start-up lançada por algumas das mentes mais brilhantes do país desenvolve ferramentas que personalizam o ensino

por Redação ilustração relógio 3 de maio de 2012

O que mentes jovens e brilhantes podem fazer para melhorar a educação brasileira? Um grupo de gênios abriu mão de status, cargos, salários e posições nas principais empresas multinacionais para lançar a Geekie, uma start-up que customiza o processo de ensino-aprendizagem por meio de tecnologias inovadoras. Todos com o sonho de levar as oportunidades educacionais que tiveram a um maior número de pessoas.

O primeiro passo foi pensar maneiras de identificar as deficiências na aprendizagem dos alunos e orientar o estudo de forma individualizada. Para isso, desenvolveram uma ferramenta chamada Diagnóstico Personalizado Geekie, voltada a alunos do ensino médio.

crédito Vladgrin / Fotolia.com

Por meio de um exame de múltipla escolha, no estilo Enem, o software consegue apontar quais conteúdos o aluno não aprendeu corretamente e sugere tópicos que precisam ser mais bem trabalhados. “Percebemos que as ferramentas de avaliação hoje disponíveis são muito rudimentares. Então criamos uma que trouxe mais inteligência para esse processo”, diz Claudio Sassaki, que deixou uma carreira bem sucedida no mercado financeiro para fundar a start-up juntamente com Eduardo Bontempo, Alfredo Sandes, Cesar Kawakami, Leonardo Carvalho e Rodrigo Almeida.

Por trás da porcentagem

Um exemplo que ilustra as potencialidades da ferramenta é o de Gabriela (nome fictício), uma das melhores alunas de uma escola estadual localizada em São Miguel Paulista, na periferia de São Paulo. Gabriela participou dos testes da ferramenta e, nas provas de matemática, tinha dificuldade com porcentagem. Ela entendia a teoria, mas, por algum motivo, não chegava ao resultado final. A plataforma identificou que a deficiência da aluna não era em porcentagem, mas em fração, conceito anterior que a estudante já deveria ter aprendido.

 “Estamos encontrando formas de personalizar o conteúdo para cada pessoa e maximizar o aprendizado de cada um. É isso que a tecnologia hoje permite em larga escala.”

“Ela não entendia que 50% era 1/2. Imagina o desafio e a força de vontade que essa aluna teve para tentar aprender todo o conteúdo que veio depois de fração, sem saber fração”, disse Sassaki. Sem a ferramenta, afirma o empreendedor, Gabriela dificilmente conseguiria identificar essa lacuna. “Um professor dá aula em várias escolas e não consegue atender os alunos individualmente. Nós conseguimos”, orgulha-se.

Além desse diagnóstico preciso, o software também é capaz de mostrar em quais faculdades o aluno teria nota de corte suficiente para se inscrever. E ainda apontar os conteúdos que ele precisa estudar mais para alcançar o mínimo exigido pelo curso de sua preferência.

Customização em massa

Mas a equipe da Geekie não ficou apenas no diagnóstico. Uma vez identificadas as lacunas de formação, o grupo trabalha agora em um novo projeto, que será lançado no segundo semestre. A chamada Plataforma Adaptativa de Aprendizagem vai complementar a tecnologia oferecendo ensino customizado para cada aluno.

Para Sassaki, a principal inovação do projeto é transferir o foco do conteúdo para o aluno e seu processo de aprendizagem. “Estamos encontrando formas de personalizar o conteúdo para cada pessoa e maximizar o aprendizado de cada um. É isso que a tecnologia hoje permite em larga escala.”

Em um ambiente gamificado (orientado pela lógica dos games) com um quê de rede social, o aluno terá acesso aos conteúdos das disciplinas de acordo com o seu nível de conhecimento e poderá escolher o formato que lhe parecer mais adequado para aprender – vídeos, textos, games, fóruns. Pais e professores poderão acompanhar o desempenho dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A ferramenta ainda está em fase de teste, mas todos na equipe da Geekie acreditam que ela pode revolucionar a educação. E, por equipe, leia-se jovens talentos que exibem currículos de peso, como primeiros lugares nos vestibulares nacionais, graduações com menção honrosa no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, centenas de medalhas em olimpíadas e maratonas de tecnologia, física, química e matemática, além de atuações em grandes empresas de inovação como Google, Microsoft e Facebook.

Alguém duvida que eles sejam capazes?

 


TAGS

aplicativos, educação online, empreendedorismo, enem

25
Deixe um comentário

avatar
500
25 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
25 Autores
Ivane Silva SalesCarminha BrantCídio Lopesdouglas gamboaJonas Vanderlei Theisen Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Hilda Itokawa
Visitante
Hilda Itokawa

Parabens!Quanto orgulho desses genios!Tecnologia x ensino, sempre achei possivel e esses genios estao pondo em pratica!

Lucas Oliveira
Visitante
Lucas Oliveira

Parabéns, ótima proposta!

Rosana Padial
Visitante
Rosana Padial

Preciso ficar perto desta história!

Augusto Tsai
Visitante
Augusto Tsai

Parabens pela iniciativa!!!
É um belissimo projeto.
Sassaki…
Com Fúria!!!!
Abrass

Kimura
Visitante
Kimura

Sassaki e equipe,

Parabéns pelo grande passo na melhoria no ensino neste pais. Que sirva de inspiração para todas as gerações.

Abraços, Kimura

Lucília Rugani
Visitante
Lucília Rugani

Parabéns pela iniciativa, parabéns pelo esforço. Não tenho dúvida que são capazes , nem do sucesso do projeto.

Carmen Clarice Santa Eulalia
Visitante
Carmen Clarice Santa Eulalia

Nossa !!!!!!fabuloso!!!!! Me arrepia saber que um grupo de pessoas de alto nivel intelectual esteja disposto a essa mudanca tao fundamental pro Brasil!!!!So assim conseguiremos ser uma nacao forte e incorruptivel.Parabens!!!!!!!!!

Wamberto Sampaio
Visitante
Wamberto Sampaio

A educação se constitui no maior desafio que o país tem pela frente. Com os talentos destes jovens trabalhando com tecnologia avançada,sem dúvida caminharemos na direção de um futuro mais promissor.

Ana Maria Rocha
Visitante
Ana Maria Rocha

Esses jovens talentos, que deixam de lado a oportunidade de ganhar dinheiro para investir na qualidade da educação, são seres iluminados.Não percebem mas deixam rastros de luz por onde passam.PARABENS.

Amf educacao corporativa
Visitante
Amf educacao corporativa

Parabéns pela iniciativa à equipe Geekie. É importante adequar a metodologia do aprendizado as caracteristicas dos novos alunos.

Mônica B. Sterza Nicoletta
Visitante
Mônica B. Sterza Nicoletta

Fico feliz em saber que existem pessoas preocupadas com a educação e que conseguem fazer algo para melhorá-la. Seria muito bom que conseguissem desenvolver uma ferramenta como essa para alunos do 1º ao 9º ano e , principalmente, àqueles com dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais especiais. Um sonho…

Douglas
Visitante
Douglas

estão de parabéns pela iniciativa.
isso é que é contribuir para um país melhor e um futuro mais digno!!

essas idéias têm de virar moda.

Picharillo
Visitante
Picharillo

Isto sim é que é Virada Cultural!
Parabéns a esses jovens. Que sirvam de exemplo para os demais, que ficam fazendo algazarra, se drogando e roubando na “Virada Cultural” do Kassab.

Íris Aparecida Novais
Visitante
Íris Aparecida Novais

Que coisa maravilhosa! É muito bom saber que jovens e ainda, gênios, estão preocupados com a educação. Melhor, desenvolvendo projetos para resolver de forma significativa, falhas enormes, principalmente na educação pública.
Sabia que podia continuar acreditando na juventude. Parabéns!

Marina Barbosa Alves
Visitante
Marina Barbosa Alves

São iniciativas como essa que não nos deixa perder a esperança no ser humano, e acreditar na possibilidade de um mundo melhor. Parabéns a essas pessoas iluminadas, na alma e coração.
Abraços a todos.

Sandra
Visitante
Sandra

Parabéns jovens cidadãos! Como professora sinto-me realizada ao ver esta iniciativa maravilhosa.
Sucesso!!

Robert Cooper Blanks
Visitante
Robert Cooper Blanks

Hi One of my ex students sent me this link because I have been experimenting with Independent Learning for some years now and I am really pleased others are at last finding out the power of technology to facilitate Independent Learning. I am using a system I have designed based on the old Programmed Learning approach to teaching first proposed by Skinner in the 1950´s – it proved impractical then but with technology it is… Ler mais »

claudia regina martinez fernan
Visitante
claudia regina martinez fernan

Há poucos dias, fiz uma declaração, para alguns educadores e amigos: – É urgente o surgimento de jovens focados na mudança do rumo da educação. Precisamos parar tudo, e só a partir das novas ideias iniciarmos um novo marco da educação. Radicalizei….mas vocês, estão no caminho certo, ocupados com as pessoas e não só com conteúdo. Competências e habilidades devem ser partilhadas. Claudio, você e seus parceiros, estão no caminho da renovação do ensino, não… Ler mais »

Ilse Ebert Gesswein
Visitante
Ilse Ebert Gesswein

Excelemte iniciativa.. Precisamos melhorar a construção do conhecimento!
Professora Ilse

Ancelmo
Visitante
Ancelmo

Projeto muito interessante. Quando houver possibilidade de abertura ao público ou interessados em testes, me coloco a disposição como grande interessado.
Abç.

Jonas Vanderlei Theisen
Visitante
Jonas Vanderlei Theisen

Torço para que seja aceito o novo programa pelas instituições de ensino e que ele possa auxiliar no processo de ensino-aprendizagem como mais uma forma de melhorar a gestão de curiosidade dos alunos brasileiros.
Parabéns pela ousadia.

douglas gamboa
Visitante
douglas gamboa

mew, muito loco… isso sim é iniciativa..
como eu não pensei nisso antes??
hauahaha

Cídio Lopes
Visitante
Cídio Lopes

Uma ótima idéia, dúvida que ela consiga ser de fato o que promete ser, pois já começa com olho no vestibular. Sabe-se que essa é a grande “paura”(demanda) das classes B e C. Ademais, a novidade não é bem assim novidade. Já existem outros modelos na praça a mais tempo que promete o mesmo. A jogada, talvez, fica mais por conta do marketing. Sabe, o filho de fulano, que conhece o sicrano; um bom caixa… Ler mais »

Carminha Brant
Visitante
Carminha Brant

Fiquei curiosa em saber mais pois atuo na educação pública. Parabens!

Ivane Silva Sales
Visitante
Ivane Silva Sales

Preciso entender _ para acreditar na eficácia das providências consagradas oficialmente ou de qualquer inovação _ como se pode medir de fato a aprendizagem baseando-se em perguntas de múltipla escolha. Sei que é um instrumento muito prático em algum momento dos processos de avaliação, que até soa como uma irreverência levantar alguma sombra de dúvida sobre isso, parece que ninguém quer se atrever… Fica bem fácil para as estatísticas, com suas pizzas e torres coloridas.… Ler mais »