Google lança Mooc para ensinar a usar o Analytics - PORVIR

Inovações em Educação

Google lança Mooc para ensinar a usar o Analytics

Academia Analytics vai oferecer curso gratuito para orientar uso e otimização da ferramenta que monitora audiência na web

por Davi Lira ilustração relógio 3 de outubro de 2013

De site pessoal a um grande portal de notícias, não há usuário ou gestor que não se preocupe com a audiência em suas respectivas páginas na internet. Com o controle de fluxo dos internautas, os produtores de conteúdo conseguem identificar os links mais acessados, a origem do acesso e todo o seu comportamento no ambiente virtual. Tudo isso já é feito hoje com a ajuda preciosa de ferramentas como a popular Google Analytics. O problema é que nem sempre os gestores conseguem analisar esses dados e utilizar as informações produzidas por estas ferramentas em prol da organização. Então, para esclarecer todas as potencialidades do Analytics e como ele pode ser utilizado para alavancar as estratégias organizacionais e empresariais, o Google resolveu criar o Mooc (curso virtual, aberto e gratuito) intitulado Digital Analytics Fundamentals (Fundamentos da Analítica Digital, em inglês). E as inscrições do treinamento, previsto para iniciar no dia 8 de outubro, já podem ser realizadas pelo site da recém criada Academia Analytics.

Com duração de três semanas e direito à certificado, o Mooc vai oferecer uma compreensão introdutória à análise digital de dados. O curso é voltado tanto para o usuário iniciante da ferramenta quanto para aqueles analistas de mídia e marketing que já detêm domínio intermediário do Analytics. E para torná-lo o mais pedagógico possível, o Google resolveu dividir o curso em seis unidades. Elas vão tratar desde os conceitos e nomenclaturas sobre o assunto até a análise de relatórios produzidos pela ferramenta. Baseado em videoaulas e hangouts (conferências on-line a serem realizadas no dia 15 e 22 de outubro), os participantes ainda contarão com tutores especialistas  para tirarem suas dúvidas durante o treinamento. Todo o material do curso estará em inglês, mas os vídeos têm legendas em português (clicar em “legendas ocultas” e, depois, em “traduzir legenda”).

crédito peshkova / Fotolia.com

Utilizando a lógica da experiência de exploração não-linear da web, todos os vídeos e materiais extras que compõem o curso poderão ser acessados da maneira que mais bem convier ao participante. Ao todo, são 22 vídeos, cada um deles com duração entre 3 e 10 minutos. Incluindo o tempo para a realização de atividades de fixação, espera-se que em até 6 horas o usuário conclua o Mooc. A duração do treinamento, no entanto, pode variar a depender do nível de familiaridade que o usuário tem com o Google Analytics. Ao concluir todas as lições, o candidato terá que atestar os seus conhecimentos por meio de um exame final. Para conseguir o certificado, o aproveitamento no teste deverá ser de 80%.

“O grande desafio que nos deparamos quando ensinamos sobre o assunto [análise de big data] é que ele muda muito rápido – e olha que eu não estou falando só do Google Analytics, mas de forma geral. Isso porque, a cada dia estamos diante de novos conceitos e novas lógicas de tagueamento de informação, por exemplo. Mesmo diante disso, nós estamos comprometidos em repassar um conteúdo novo e atualizado nesse Mooc”, disse em seu blog, Justin Cutroni, especialista do Google e um dos tutores responsáveis pelo curso. Os participantes do Mooc poderão interagir entre si, trocando informações ou trazendo novidades e dúvidas para os tutores por meio de fóruns on-line hospedados dentro da plataforma.

“A Academia Analytics pretende ser um rico espaço de interação onde disponibilizaremos cursos on-line massivos que todo mundo pode ter acesso para aprender mais sobre marketing digital, análise de dados, Google Analytics e como colocar todas essas ferramentas em prática. Estamos ensinando as pessoas sobre essas técnicas e as ajudando a esclarecer suas dúvidas para, assim, ajudá-las na tomada de decisões. Atualmente, é muito importante para as organizações ter funcionários com um certo domínio na análise de dados”, afirmou à Harvard Business Review, Paul Muret, vice-presidente de engenharia do Google.

Confira o vídeo de apresentação do Mooc (assista com a legenda traduzida em português):

 

Veja outros vídeos sobre as possibilidades oferecidas pelo Google Analytics


TAGS

big data, google, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x