Guia do eleitor: propostas para gestão da educação - PORVIR

Inovações em Educação

Guia do eleitor: propostas para gestão da educação

Uma nova escola passa por mudanças nas redes por meio do fortalecimento institucional, melhores sistemas de avaliação e uma carreira nacional de professor

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 24 de setembro de 2014

Porvir preparou dicas para ajudar eleitores a analisarem programas de governo. Saiba alguns pontos importantes que candidatos a presidente ou governador devem se preocupar para traçarem projetos inovadores para a educação brasileira.

Clique aqui para voltar: Guia do eleitor para educação inovadora

Líderes profissionais
Governantes devem buscar o fortalecimento e o preparo de lideranças e gestores educacionais, uma chave para sustentar qualquer esforço de mudança de resultado.

Autonomia escolar
Precisam ser feitas escolhas de impacto direto, que considerem o fortalecimento institucional, com maior autonomia para decisão de orçamento, assessoria pedagógica e seleção de professores, áreas fundamentais para o bom funcionamento da escola.

Melhor avaliação
Aperfeiçoar os sistemas de avaliação de desempenho de forma que se aproximem à prática pedagógica das escolas. Além de monitorar os ganhos de aprendizagem, eles precisam estar relacionados à autonomia e responsabilidade dos profissionais de educação.

Isabel Santana, superintendente da Fundação Itaú Social

Articulação de recursos
Para além do percentual sobre o PIB estabelecido pelo PNE, incluindo recursos do Pré-sal, é preciso criar um sistema articulado que permita direcionar para atividades educacionais recursos destinados a projetos afins de outros ministérios, como Saúde, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, entre outros.

Anna Penido, diretora do Inspirare

Carreira unificada
O papel do ministério é interferir em políticas de carreira. A de professores deve ser nacional, porque hoje temos 5570 carreiras municipais, mais outras 26 dos estados e uma do Distrito Federal. Isso evitaria embargos e greves que duram, às vezes, 120 dias.

Cleuza Repulho, secretária de Educação de São Bernardo do Campo e presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação)

Clique nos links abaixo e saiba que propostas os candidatos deveriam ter em seus programas de governo para construir uma educação integral inovadora:

educação integral tecnologia na educação 


TAGS

educação integral, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x