Guia do eleitor: propostas para personalização do ensino - PORVIR

Inovações em Educação

Guia do eleitor: propostas para personalização do ensino

Desenvolver o aluno em sentido pleno, até quando ele não está na escola, é um trunfo da abordagem individualizada

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 24 de setembro de 2014

Porvir preparou dicas para ajudar eleitores a analisarem programas de governo. Saiba alguns pontos importantes que candidatos a presidente ou governador devem se preocupar para traçarem projetos inovadores para a educação brasileira.

Clique aqui para voltar: Guia do eleitor para educação inovadora

Formação do cidadão
Definir o que se quer com a escola para que se ofereça um caminho de aprendizagem que forme o cidadão, e não um resolvedor de questões que vai passar pelo funil do vestibular ou de um entrevista de emprego. Cada um deve fazer no seu tempo, para que o aprendizado seja significativo.

Flexibilizar conceito de aula
Entender que o contexto de hoje, com ferramentas de comunicação, proporciona novas maneiras de se ter uma aula, e um professor não precisa mais ficar 4h30 com um aluno para acompanhar seu desenvolvimento. Com uma plataforma Khan, ele consegue ver pontos de dificuldade até quando o aluno não está presente.

Fábio Zsigmond, diretor do Projeto Âncora

Apoio técnico
Coordenação pedagógica e orientação educacional devem ser preparados estrategicamente para oferecer orientação e  apoio individual em diferentes níveis: questões acadêmicas e metacognitivas, projeto de vida e apoio à família para o planejamento de metas e a superação pessoal.

Aprendizagem por projetos
A aprendizagem por projetos, em que alunos colocam a mão na massa é uma grande estratégia para o engajamento e para o trabalho interdisciplinar com foco em resolução de problemas da vida real. Favorecem o desenvolvimento de várias competências, inclusive as socioemocionais, como iniciativa, criatividade e liderança.

Juliana Ragusa, Professora do Colégio Rio Branco e Consultora Educacional WeFab

Avaliação em tempo real
É preciso revisar o sistema de avaliação externa em vigor, para que passe a considerar o uso de plataformas tecnológicas inteligentes, conhecimentos e habilidades socioemocionais e estratégias processuais. Assim, será possível avaliar em tempo real a aprendizagem dos estudantes, levando em conta características individuais.

Anna Penido, diretora do Inspirare

Clique nos links abaixo e saiba que propostas os candidatos deveriam ter em seus programas de governo para construir uma educação integral inovadora:

educação integral tecnologia na educação


TAGS

educação integral, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x