Infográfico: Os vinte anos da Lei 10.639 - PORVIR
Crédito: Ronaldo Abreu / Porvir

Inovações em Educação

Infográfico: Os vinte anos da Lei 10.639

Duas décadas depois de sua promulgação, o Porvir reflete sobre os percursos da lei voltada para uma educação antirracista

por Ruam Oliveira / Regiany Silva / Ronaldo Abreu ilustração relógio 24 de fevereiro de 2023

ilustração correção A versão anterior citava que a lei tornou obrigatório o ensino de arte e cultura africana e afro-brasileira nos currículos. O correto é o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira.

ilustração atualização Este texto foi atualizado em 27 de fevereiro de 2023.

A Lei 10.639 completou vinte anos de existência. Promulgada em janeiro de 2003, a legislação tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares e instituiu o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. 

O tema é urgente. O Brasil é um país fundado no racismo, que estrutura diferentes relações sociais. Combatê-lo também é papel da escola.

Com a educação antirracista, as escolas se posicionam ativamente nesta temática. Desenvolver projetos, ações e práticas são jeitos de preparar os alunos para lidar com o assunto e, assim, fortalecer o antirracismo.

O Porvir criou um infográfico que contextualiza a Lei 10.639, apresenta dados sobre à violência sofrida pela população negra e explica como cada professor ou professora pode contribuir para uma educação antirracista. 

O conteúdo também traz sugestões de atividades que levam os estudantes a refletir sobre seu papel na sociedade e no ambiente escolar sob a ótica de combate ao racismo. Essa seção está disponível no arquivo PDF que pode ser baixado gratuitamente mediante cadastro no link abaixo.

Crédito: Ronaldo Abreu / Porvir

ilustração correção A versão anterior citava que a lei tornou obrigatório o ensino de arte e cultura africana e afro-brasileira nos currículos. O correto é o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira.

ilustração atualização Este texto foi atualizado em 27 de fevereiro de 2023.


TAGS

competências para o século 21, educação antirracista, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest


5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
LUCINETE DE SOUSA LIMA

Prezado Ruam, no texto em questão, no primeiro parágrafo, quando vc fala “A Lei 10.639 […], a legislação tornou obrigatório o ensino de ARTE e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares […].
No caso, é ARTE ou HISTÓRIA? Só uma dúvida.

Luziane Paixão

Obrigada por este conteúdo tão relevante. Eu estava buscando um norte para minha tese do doutorado e vcs foram uma grande inspiração com essa matéria . Muito obrigada!

Valdinete Ramalho

ESSE MATERIAL É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA QUE EU POSSA AMPLIAR MINHAS HABILIDADES E METODOLOGIAS NA ABORDAGEM E APLICAÇÃO DO TEMA EM SALA DE AULA. ♥️

Andréia Millani

Boa noite conteudo execelente ,adorei.

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.