As 10 mais lidas do Porvir em 2023 - PORVIR

Inovações em Educação

As 10 mais lidas do Porvir em 2023

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 28 de dezembro de 2023

As reportagens mais lidas do Porvir em 2023 revelam o interesse de educadores por temas como o reconhecimento de escolas e professores, educação antirracista e inclusiva, maneiras de abordar a violência nas escolas, além de debates sobre a carreira.

Este foi um ano no qual o Porvir alcançou mais de 2 milhões de usuários em www.porvir.org e em seus sites especiais, como o Planejador de Aulas de Projetos de Vida, os guias Escola Livre de Ódio, Educação Mão na Massa, Participação de Estudantes na Escola e muitos outros materiais produzidos ao longo de 11 anos de história do site.

Clique nos links abaixo para explorar as 10 reportagens mais lidas do Porvir em 2023:

  1. Brasil tem duas escolas entre melhores do mundo. E são públicas

Pela primeira vez, duas escolas brasileiras, ambas da rede pública de ensino, foram eleitas vencedoras do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023 (World’s Best School Prizes 2023). Conheça os projetos das escolas EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), e da Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG).

  1. 8 temas importantes para a escola em 2023

Nossa lista de temas relevantes para a volta às aulas mostrou o que toda e qualquer escola precisa oferecer para melhorar a aprendizagem e fazer sentido para estudantes.

  1. Educação antirracista: 20 livros infantis com atividades pedagógicas

Com o apoio das especialistas em literatura infantil Juliana Pádua e Lígia Silva, a curadoria está dividida em 10 grandes temas, com obras acompanhadas de sugestões para a sala de aula.

  1. Falar de alfabetização é falar de Emilia Ferreiro

O ano também foi de grandes perdas na educação. Neste link, trazemos a trajetória da pedagoga e psicóloga argentina morreu aos 86 anos, três meses depois do relançamento da Rede Latino-Americana de Alfabetização, que fundou nos anos 1990.

  1. O que se perde quando um professor deixa uma escola

A rotatividade de profissionais não apenas gera impactos financeiros, mas também representa um rompimento de laços com a comunidade e a suspensão de projetos pedagógicos. Essas mudanças não são apenas números em planilhas. 

  1. Como o tom de voz determina a cultura de sala de aula

Desenvolver seu tom de voz não é apenas uma tarefa, é uma jornada poderosa que pode construir laços de confiança, reduzir conflitos e estabelecer a base para uma experiência de aprendizado mais enriquecedora em sua sala de aula. As pesquisas comprovam: o poder de sua voz vai além das palavras, moldando um ambiente que inspira e potencializa o crescimento dos seus alunos.

  1. Educação inclusiva é assunto para todas as etapas de formação de professores

Na primeira reportagem da série “Desafios da Educação Inclusiva”, exploramos o debate sobre formação docente e a criação de escolas que acolham incondicionalmente a diversidade. Saiba como desafiar o status quo educacional em busca de uma inclusão genuína e transformadora.

  1. Pense antes de compartilhar: não colabore com o ‘efeito contágio’ de ataques às escolas

Em meio a episódios de ataques violentos em escolas, é necessário adotar atitudes cidadãs online que evitem conceder notoriedade aos perpetradores de crimes. Dessa forma, estudantes, educadores e famílias podem moldar um ambiente que promova a segurança e respeito.

  1. Avaliar sem punir: avaliação formativa constrói jornada de aprendizagem

Em busca de alternativas para as provas? Conheça a estratégia avaliativa preocupada em desenvolver a aprendizagem colaborativa e voltada à autoria conjunta de educadores e alunos.

  1. ChatGPT: inteligência artificial bate à porta da escola. E agora?

A reportagem que introduz o tema do ChatGPT, sistema baseado em IA (inteligência artificial) que gera conversas a partir de perguntas e tópicos sugeridos pelo usuário. Entenda quais as possibilidades de uso e os cuidados a serem tomados por educadores, escolas e universidades.


TAGS

competências para o século 21, educação antirracista, educação inclusiva, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x