Metodologia da Escola da Ponte é apresentada em curso online - PORVIR
Crédito: Kostia / Fotolia.com

Como Inovar

Metodologia da Escola da Ponte é apresentada em curso online

Formação de quatro semanas coloca os participantes em contato com educadores da instituição portuguesa, que é referência na educação básica mundial

por Redação ilustração relógio 4 de novembro de 2016

A chegada da tecnologia proporcionou um encurtamento de distâncias, como a possibilidade de conectar pessoas que estão em diferentes países. É o que acontece no curso online “Fazer a Ponte”, que permite, há 10 anos, que educadores brasileiros conheçam a metodologia da Escola da Ponte, instituição portuguesa referência da educação básica mundial, por meio dos profissionais que trabalham na própria escola.

O curso, que conecta brasileiros com professores da instituição, está com as inscrições abertas. Sob o comando da atual coordenadora da escola, a professora Ana Moreira, os participantes poderão conversar e trocar ideias com docentes da instituição a partir de fóruns de discussão ao longo de quatro semanas.

Com um ensino baseado no incentivo à autonomia, a Escola da Ponte não divide os alunos em séries ou turmas. Lá, eles formam grupos de acordo com seus interesses para desenvolver projetos. Cada estudante passa por três núcleos conforme vai tornando-se mais autônomo: iniciação, consolidação e aprofundamento. Enquanto no primeiro nível cada aluno requer mais tutoria, no último ele próprio gerencia suas atividades. O sistema de disciplinas também é diferente. As matérias tradicionais dão lugar a dimensões: linguística, lógico-matemática, naturalista, identitária, artística e pessoal e social. O objetivo do curso é trazer para os brasileiros uma possibilidade de conhecer melhor como as metodologias alternativas da Escola da Ponte funcionam e incentivar que algumas estratégias sejam adaptadas ao contexto brasileiro.

A primeira semana do curso destina-se à ambientação com a plataforma, depois, durante duas semanas, os inscritos poderão interagir com professores, alunos, ex-alunos e famílias da escola por meio da dinâmica de “entrevista coletiva”. Aqueles que realizarem uma auto-avaliação na semana final do curso receberão um certificado de participação. A indicação é que os participantes tenham disponibilidade de dez horas por semana (duas horas por dia útil) para dedicarem-se às atividades.

A formação destina-se a educadores, professores da rede pública e privada (seja do ensino fundamental ou médio), estudantes de Pedagogia e Licenciatura e os demais profissionais de educação. Além disso, o curso é assíncrono, o que significa que cada um pode acessar os materiais e fóruns de discussão na hora que preferir, possibilitando que todos os interessados participem.

Com início no dia 07 de novembro, as aulas vão até o dia 02 de dezembro. O investimento para realizar a formação é de R$ 780, com um valor promocional de R$ 390 para os primeiros inscritos. Escolas e secretarias de educação que inscreverem grupos de, no mínimo, seis pessoas, também terão o desconto em cada inscrição realizada, que pode ser feita enviando um email para educacional@aquifolium.com.br, com os nomes dos interessados, seus respectivos e-mails e CNPJ, razão social e endereço da instituição. Veja mais informações e inscreva-se em www.aquifolium.com.br/educacional/ponte/.


TAGS

autonomia, cursos, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x