Podcast apresenta trajetória de cientistas brasileiras para crianças - PORVIR
Companhia Delas/Divulgação

Inovações em Educação

Podcast apresenta trajetória de cientistas brasileiras para crianças

por Redação ilustração relógio 1 de abril de 2024

De um lado, os podcasts como ferramenta pedagógica. De outro, a importância das meninas nas ciências. Esses dois assuntos, que costumam aparecer com frequência na cobertura do Porvir, acabam de ser unificados pelo grupo de pesquisa e produção teatral Companhia Delas no podcast “Elas são feras!”. Voltados a crianças e jovens de 7 a 12 anos, os episódios trazem histórias de quatro brasileiras inspiradoras: a engenheira Enedina Alves Marques, a botânica Graziela Maciel Barroso, a psiquiatra Nise da Silveira e a médica sanitarista Zilda Arns.

A fim de aproximar ainda mais as ciências do público infantojuvenil, o programa é apresentado por Valentina Sanches, uma menina de 11 anos. As atrizes Aline Marta, Bianca Machado, Flávia Imirene e Vanise Carneiro dão voz às protagonistas de cada episódio, representando as regiões, idades e particularidades das mulheres retratadas: 

Enedina Alves Marques (1913-1981) (1913-1981) primeira mulher a se formar em engenharia no estado do Paraná, em 1945, e a primeira engenheira negra do Brasil;

Graziela Maciel Barroso (1912-2003), naturalista e botânica brasileira, conhecida como primeira dama da botânica no país;

Nise da Silveira (1905-1999), psiquiatra, uma das primeiras mulheres a se formar em medicina no Brasil. É reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria humanizada, baseada na arte e nos vínculos afetivos, e não no uso de medicamentos excessivos;

Zilda Arns (1934-2010) médica pediatra e sanitarista, especializou-se em saúde pública e no atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade. Fundou a Pastoral da Criança, reconhecida pelo atendimento contra mortalidade infantil, desnutrição e apoio às famílias.

“Com um aspecto educacional significativo, queremos que o podcast possa ser utilizado também em salas de aula, instigando o trabalho dos educadores e ampliando o diálogo entre arte, cultura e educação”, afirma Thais Medeiros, diretora geral do projeto.

Os episódios estão disponíveis no YouTube e nos tocadores de podcast

Esta não é a primeira vez que a Companhia Delas se aproxima do universo científico. Tudo começou há alguns anos, com a leitura de “50 cientistas que mudaram a história do mundo” (Editora Blucher, 128 páginas). O livro fez com que as atrizes se apaixonassem pelo tema e o apresentassem de maneira curiosa para os pequenos.

Em 2023, a trupe lançou a websérie “Pergunte à cientista!”. Os cinco episódios respondem dúvidas dos pequenos estudantes sobre como viviam os dinossauros ou o que explica o fenômeno da aurora boreal.

O projeto “Elas são feras!” será levado a cem grupos da Academia Estudantil de Letras, iniciativa desenvolvida nas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, para debater e ampliar os estudos sobre as cientistas retratadas. Haverá, também, encontros com educadores e divulgação em mais de 50 bibliotecas da Central de Bibliotecas Municipais.

Relacionadas

Jogos e cursos gratuitos para atrair e inspirar meninas nas ciências

ACESSAR

23 cientistas brasileiras que todos precisam conhecer

ACESSAR

Educação para os ouvidos: 6 podcasts para você acompanhar

ACESSAR

TAGS

ciências, educação infantil, ensino fundamental, gênero, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x