Microsoft lança campanha para ensinar jovens a programar - PORVIR
Crédito: patpitchaya/Fotolia.com

Inovações em Educação

Microsoft lança campanha para ensinar jovens a programar

Site gratuito ensina o beabá para quem busca criar um site ou entender a linguagem dos computadores

por Redação ilustração relógio 14 de novembro de 2017

Após formar 1 milhão de jovens nos últimos quatro anos no Brasil, a Microsoft anuncia a edição 2017 da campanha #EuPossoProgramar. No site www.eupossoprogramar.com, é possível aprender o básico de programação e também linguagem HTML para publicar um site ou aplicativo.

No formato presencial, os cursos serão ministrados por 15 ONGs parceiras da Microsoft, como a Recode, a Trust for Americas e a Associação Telecentro de Informação e Negócio, que vão oferecer o curso em instituições sociais e telecentros onde já atuam. Na Escola Estadual Reverendo Tercio Moraes Pereira, em São Paulo, voluntários da própria Microsoft vão ministrar os cursos aos alunos.

Leia mais: Guia Tecnologia na Educação do Porvir

Programação

Para quem busca aprender a programar, o primeiro conteúdo, chamado Hora do Código, usa a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds, e Ana e Elsa, do filme Frozen; o segundo, Aprendendo a Programar, consiste em videoaulas para atrair e desmistificar a linguagem dos computadores. Todos os cursos oferecem certificado.

Construção de site

O caminho até o desenvolvimento de uma página pessoal é composto por sete módulos, divididos por elementos básicos de HTML, linguagem utilizada para criação de websites. No curso “Minha Página Web”, os participantes vão aprender a montar uma estrutura básica de uma página virtual, terão o primeiro contato com programas de edição de código e com CSS, linguagem que serve para dar estilo à página. Em seguida, o curso avança para o JavaScript, que transforma uma página estática em interativa.


TAGS

programação

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x