18 conteúdos gratuitos para 'esperançar' e refletir sobre o legado de Paulo Freire - PORVIR
Crédito: Eduardo Maia/Ana Maria Araújo Freire/Ocupação Paulo Freire

Inovações em Educação

18 conteúdos gratuitos para ‘esperançar’ e refletir sobre o legado de Paulo Freire

Confira uma seleção de reportagens, vídeos, debates e livros para se inspirar na educação popular defendida por Paulo Freire

por Redação ilustração relógio 19 de setembro de 2023

Patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire (1921-1997) completaria 102 anos de idade neste 19 de setembro de 2023. E o esperançar freiriano, conceito que aparece na “Pedagogia do Oprimido” e na “Pedagogia da Esperança”, entre outros de seus livros, segue presente no vocabulário de educadores de todo o país, que almejam uma educação mais justa e igualitária. Para celebrar o legado de Paulo Freire, o Porvir reúne uma série de materiais já publicados sobre sua obra e principais linhas de pensamento. Confira:

De podcasts a documentários, 10 sugestões para celebrar o centenário de Paulo Freire
A lista reúne podcasts, vídeos, fotos, entrevistas e páginas especiais disponíveis de forma gratuita, em homenagem aos 100 anos do educador, comemorados em 2021. 

Paulo Freire para crianças
Que tal falar sobre o legado de Paulo Freire para as crianças? Confira a lista com quatro indicações de livros infantis sobre a obra do educador pernambucano. 

Por que Paulo Freire permanece atual?
Da inspiração às novas políticas curriculares ao reconhecimento internacional, professores e especialistas em educação ouvidos pelo Porvir debatem o legado freiriano no centenário do educador, em 2021.

Paulo Freire, a simplicidade que ainda inova
Entenda como o pensamento de Paulo Freire, considerado o maior educador brasileiro, já adiantava conceitos como interdisciplinaridade e educação baseada em projetos. 

Paulo Freire e a criatividade libertadora 
Em reportagem produzida pelo Porvir para o blog Faber-Castell Edux, são apresentadas reflexões sobre como a obra de Paulo Freire estimula uma educação criativa e libertadora. 

No país de Paulo Freire, EJA tem corte de investimento e pouca visibilidade
Na primeira reportagem da série Desafios e Perspectivas da EJA no Brasil, o Porvir apresenta cenário preocupante e, a partir do pensamento de Paulo Freire, questiona: o que fazer para que o combate ao analfabetismo se torne prioridade?

Relembre nossos webstories:

Em breve nos cinemas
Com Wagner Moura como ator principal, o filme “Angicos”, com roteiro e direção de Felipe Hirsch, trará a experiência de Paulo Freire no sertão do Rio Grande do Norte, na cidade de Angicos, onde Freire alfabetizou 300 trabalhadores em 40 horas em 1963. Ainda não há previsão de estreia.

TAGS

paulo freire

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x
Por que Paulo Freire segue inovador? Grandes pensadores da educação popular na América Latina Paulo Freire para crianças