Pesquisa diz que os nerds ganham menos; será? - PORVIR

Inovações em Educação

Pesquisa diz que os nerds ganham menos; será?

Contradizendo Bill Gates e Steven Spielberg, pesquisa diz que os alunos mais populares têm salários até 2% maiores

por Redação ilustração relógio 31 de outubro de 2012

Nunca subestime um nerd, pois um dia você pode pedir emprego a ele”. Essa frase de Bill Gates, um dos gurus dos nerds, deve estar emoldurada no quarto de muitos jovens pelo mundo, em meio aos quadrinhos, pôsteres de filmes, alguns discos de vinil e muitos  videogames. Para se juntar ao time, o premiado cineasta Steven Spielberg contou em entrevista recente ao programa 60 minutes que sofria de bullying na escola “por sua aparência nerd”. Mas será que os nerds são mesmo bem sucedidos como seus ídolos?

Uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago surgiu como um Darth Vader – vilão da série Star Wars – na vida dessas pessoas. Foram analisados dez mil homens que terminaram o ensino médio no ano de 1957 e o resultado surpreendeu. A galera que foi pop na escola ganha hoje até 2% a mais do que os que eram considerados nerds. E mais, aqueles que não eram tão populares, mas alcançaram seus 15 minutos de fama nos últimos instantes do colégio, têm hoje salários até 10% maiores do que os nerds.

crédito NinaMalyna/ Fotolia.com

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores distribuíram, no ano de 1975, questionários onde os pesquisados deveriam dizer quais eram seus três melhores amigos na época. O objetivo das perguntas não era assim tão belo quanto a amizade. Os nomes mais citados subiam degraus no ranking de popularidade dos pesquisadores, os menos lembrados foram considerados nerds. Depois foram avaliados também os ganhos profissionais de cada um deles nos 35 anos seguintes.

Entre outras análises realizadas no estudo, está a ideia de que parte da popularidade dos estudantes não estava ligada ao baixo rendimento escolar, como poderia se pensar. Os populares atraiam outras pessoas por sua inteligência, pela capacidade de ter bons resultados e aos mesmo tempo facilidade para se comunicar. É aqui que está a explicação para o fenômeno dos salários. Essas qualidades encontradas nos alunos pops são as mesmas que são mais valorizadas no mercado de trabalho. A capacidade de se comunicar e interagir com um grupo, combinada com um nível de inteligência moderado é tão importante para os empregadores quanto uma grande capacidade para realizar uma tarefa restrita.

Mas antes de largar o videogame e tentar fazer mais amigos, vale ressaltar que a pesquisa analisou estudantes de mais de quatro décadas atrás. Hoje, essa dinâmica está um pouco diferente, que o digam Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e Larry Page, um dos fundadores do Google, além de todo time do Vale do Silício. Um dos exemplo mais recentes é uma matéria do Wall Street Journal, garimpada pelo Porvir, que diz que grandes empresas buscam nerds dentro das universidades e oferecem salários de até US$ 100 mil anuais para que eles abandonem os estudos.

Com informações da The Air Space


TAGS

google, jogos, pesquisas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x