Planner gratuito para professor oferece jornada de autoconhecimento e planejamento
Baixe a ferramenta de planejamento criada pelo Porvir conta com consultoria pedagógica para apoiar o planejamento pessoal e profissional
por Redação 26 de janeiro de 2024
Se você já leu o livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, talvez se lembre da célebre frase proferida pelo Gato Cheshire à Alice: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.Em um simples diálogo, a obra infantil de 1865 transmite uma lição valiosa que pode ser aplicada em qualquer contexto educacional: o planejamento é fundamental para alcançar bons resultados.
O planejamento docente vai ser mais bem-sucedido quando as expectativas estiverem claras o suficiente. Para facilitar essa tarefa, convidamos você a mergulhar em uma jornada de autoconhecimento, explorando suas emoções, experiências, interesses e motivações.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
O que mais te orgulha? Quais pensamentos você manifesta com frequência? O que gostaria de aprender? Essas e outras perguntas estão disponíveis no material “Eu e minhas metas para 2024”. Criado pela equipe do Porvir, com consultoria pedagógica de Lígia Monteiro, as perguntas e respostas do planner vão apoiar o desenho de sua autoimagem e revelar em qual estágio de autoconhecimento você está.
A partir desse entendimento mais profundo de si, você terá ferramentas para definir seus objetivos e elencar todas as ações necessárias para alcançá-los. Esperamos que este material seja útil para a sua jornada e que inspire você a alcançar novas metas neste ano.
Por que fazer um planejamento?
Para professores, o período de planejamento ajuda a garantir que as aulas sejam ministradas de forma organizada e eficiente. Ao considerar as próprias necessidades, o educador pode traçar um desenho do ano que seja mais realista e adequado às suas condições e ao contexto de sua escola. Isso pode ajudar a evitar sobrecarga de trabalho e estresse.
Para além das questões pedagógicas, uma reflexão sobre as expectativas e objetivos para o ano letivo podem ajudar a identificar e resolver conflitos internos, como dúvidas sobre a carreira ou insatisfação com o trabalho. Quando esse quadro ganha forma, o professor pode se preparar para buscar apoio, seja de colegas, da gestão escolar ou de profissionais especializados.
Participe da nossa pesquisa!
Esse conteúdo foi útil para você? Acesse bit.ly/inspiraporvir para contar como ele inspirou a sua prática em sala de aula!