Podcast Porvir/CIEB: Robótica nas escolas públicas - PORVIR
Crédito: Olesia Kononenko/iStockPhoto

Inovações em Educação

Podcast Porvir/CIEB: Robótica nas escolas públicas

Como é a prática que integra conhecimentos a partir de atividades baseadas em tecnologia e resolução de problemas

Parceria com CIEB

por Redação ilustração relógio 22 de março de 2021

Qual o cenário da robótica na educação brasileira? Como essa prática chega às escolas públicas? Quais são os espaços mais comuns para aprendizagem e como a pandemia separou os alunos dos professores e das atividades mão na massa?

Neste episódio do podcast, conversamos com André Raabe, professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina (SC). André trouxe os destaques do estudo “Robótica educacional na educação básica pública brasileira”, publicado pelo CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira), que teve como objetivo realizar um diagnóstico quantitativo e mais preciso sobre as plataformas e metodologias utilizadas em iniciativas de robótica educacional, na educação básica pública brasileira, e assim contribuir para a identificação de eventuais lacunas a serem preenchidas em investigações futuras.

Também tivemos a participação de quem trabalha na rede pública de ensino: Suziane Toffoli, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Gravataí e integrante do Grupo de Trabalho de Robótica da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul e Magda Motta, coordenadora de TI na mesma rede. Elas contribuíram com exemplos e análises como integrantes de uma secretaria que há anos aposta na robótica como meio de potencializar a aprendizagem e integrar conhecimentos. Elas detalharam também as estratégias usadas na rede gaúcha para atrair para o mundo da robótica professores que não são da área de exatas e a dinâmica de programas de formação, além da história de um aluno que criou uma maleta maker (e muito mais).

Foi uma discussão muito rica que ajuda tomadores de decisão a saber o que priorizar entre equipamentos e iniciativas para formação do professor. Em um cenário no qual os kits proprietários, ligados a marcas, começam dar lugar a plataformas abertas, ainda vale à pena restringir as práticas de professores e alunos ao termo robótica? As respostas a essa e outras perguntas estão ao alcance do botão de play.


Edição e mixagem: Rodrigo Paciência

Links úteis
Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática
Laboratório de Inovação tecnológica na Educação
Robô Educacional Rope
Live sobre robótica nas escolas do RS

Quer saber mais sobre tecnologia na educação?
Clique e acesse

CIEB

TAGS

robótica, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x