Porto Alegre anuncia startups selecionadas pelo programa Start.Edu - PORVIR
fotomek/Fotolia.com

Inovações em Educação

Porto Alegre anuncia startups selecionadas pelo programa Start.Edu

Conheça as empresas convocadas pela Secretaria Municipal de Educação para testar produtos de tecnologia nas escolas da rede

por Redação ilustração relógio 25 de janeiro de 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS) anunciou no último dia 17 a lista de startups selecionadas pelo programa Start.edu, que pretende aproximar empreendedores e setor público para melhorar a aprendizagem dos alunos da rede e modernizar as ferramentas digitais disponíveis para professores e gestores. As empresas Edufuturo, Edufy, Impare. Triider, Me Salva!, Mira, Maven e Starlearning foram convocadas para começar os testes já no primeiro semestre. A Teczel, responsável pelo FazGame (veja matéria no Porvir), passará por nova análise para qualificação de teste no segundo semestre.

“Ao abrir as escolas para a sociedade civil, esperamos oportunizar uma grande mudança, com a participação de todos na busca das soluções para a transformação da educação e, assim, da cidade como um todo”, disse o secretário de educação Adriano Naves de Brito.

Leia mais:
– Conexão entre empreendedor e educador é vital para a solução chegar a quem importa
– Veja dicas de interação com escolas
– Responda ao quiz, descubra qual o seu perfil e como ele pode impactar a sua jornada empreendedora

Confira a lista de selecionadas, que inclui empresas especializadas em aprendizagem, gestão e prestação de serviços:

Edufuturo (RJ) – A Conecturma (veja matéria no Porvir) é uma metodologia que desenvolve habilidades de língua portuguesa e matemática, aspectos socioemocionais e mídias que incluem livros didáticos e uma plataforma digital.

Edufy APP (RS) – É um aplicativo para melhorar a comunicação da escola com as famílias. Cada instituição recebe um aplicativo personalizado disponível para IOS e Android, além de uma versão web que pode ser acessada de qualquer dispositivo.

Impare Educação (RS) – Oferece aos docentes e gestores uma plataforma on-line com práticas pedagógicas estruturadas em planos de aula, compostos de áudios e vídeos  e demais materiais de apoio, desenvolvendo competências socioambientais por meio da educação musical.

Maven Inventing Solutions (RS) – A Mavenflip e Mavenapp são ferramentas de acessibilidade para auxiliar na aprendizagem de alunos com necessidades especiais, possibilitando aulas mais dinâmicas com conteúdos de hipermídia.

Me Salva! (RS) – Preparatório Enem 100% digital, redação corrigida, planos de estudos personalizado, monitoria ao vivo com professores. Reforço escolar de fundamental e médio, com todo conteúdo baseado na BNCC 100% digital.

Mira Educação (SP) – Plataforma de gestão e aprendizagem, o Mira Aula funciona como um diário de classe digital e auxilia os professores na gestão da aula, avaliação, atividades e planejamento.

Proesc.com (AP) – Uma plataforma de gestão escolar online que possibilita a gestão integrada de todas as escolas de uma secretaria de educação, com soluções nas áreas administrativa, pedagógica e comunicação.

Starlearning (RS) – Plataforma de Learning Management System com o uso de inteligência artificial, que possibilita a geração de dados em tempo real. Prevê as probabilidades que cada pessoa tem de atingir metas e indica possíveis ações de melhoria de desempenho.

Tridder (RS) – É uma plataforma digital que garante facilidade e segurança na contratação de serviços elétricos, hidráulicos, pequenos reparos, montagem de móveis, climatização, informática, limpeza e decoração.

Segundo Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, diretor de parcerias da secretaria, o planejamento dos testes começa no próximo dia 15 de fevereiro, com um workshop para contextualização e desenho do mapa de rotas a serem tomadas pelos empreendedores.

O processo de seleção foi conduzido por uma comissão que teve como integrantes Carlos Eduardo Aranha, da Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação), Mariana Gutheil (No One), Gabriela Ferreira (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec), Wagner Bregozza (Associação Gaúcha de Startups – AGS), Wagner Bergozza, do poa.hub e da AGS, Bruno Bittencourt, então na Diretoria Pedagógica da secretaria, e Maria Fernanda Bermúdez, chefe de gabinete da secretaria.


TAGS

aplicativos, educação infantil, educação online, empreendedorismo, ensino fundamental, sistema de análise de aprendizagem, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x