Porvir apoia a criação de roteiros para análise de materiais didáticos do PNLD - PORVIR
Crédito: Porvir

Blog

Porvir apoia a criação de roteiros para análise de materiais didáticos do PNLD

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 9 de agosto de 2021

Para apoiar o planejamento e a análise de obras destinadas aos estudantes, professores e gestores da educação infantil e do ensino médio dentro do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), o Instituto Reúna lança dois roteiros que tiveram o apoio técnico do Porvir e do Movimento Pela Base. O Porvir foi responsável por apoiar a arquitetura de informação e pelo desenvolvimento gráfico dos documentos.

Os roteiros apresentam conceitos, critérios e orientações práticas para envolver diferentes integrantes da comunidade escolar no processo de escolha. O objetivo é apoiar os responsáveis pela seleção dos materiais a realizar essa tarefa de forma consciente e dentro do prazo estabelecido.

No caso do material para ensino médio, as ações estão divididas em cinco etapas: engajar, estruturar, estudar, ensaiar e decidir. Cada uma traz instruções específicas e pontos de atenção, assim como materiais de apoio. Ao fim do percurso, é apresentada uma proposta de organização de trabalho para 10 dias.

Para a educação infantil,  o roteiro destaca as mudanças trazidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e também orientações que permitam aos envolvidos no processo identificar a qualidade e a coerência das propostas dos livros e materiais didáticos com os conceitos, princípios, valores que orientam as concepções pedagógicas do trabalho de sua escola ou rede.

As publicações são acompanhadas de links úteis e tabelas com sugestões de divisão de papéis e responsabilidades para que o processo seja coerente. Para um trabalho posterior a ser realizado por gestores, também é apresentado um plano de acompanhamento e avaliação do uso do material.


TAGS

base nacional comum curricular, educação infantil, ensino médio, PNLD

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x