Porvir e Bett lançam coluna para refletir sobre futuros desejáveis para a educação - PORVIR
Crédito: Porvir

Blog

Porvir e Bett lançam coluna para refletir sobre futuros desejáveis para a educação

por Tatiana Klix ilustração relógio 17 de agosto de 2021

Refletir sobre tendências para a educação sempre foi o principal objetivo do Porvir, que foi criado em 2012 com o slogan “O Futuro se aprende”. O compromisso que está em nosso nome, de aprender qual é o destino da aprendizagem, foi traduzido ao longo dos anos em diferentes ações e conteúdos – do mapeamento de inovações disruptivas ao relato de práticas que apoiam educadores a transformar a educação no dia a dia.

No momento em que a maioria das redes e escolas brasileiras retomam aulas presenciais, as consequências da pandemia de Covid-19 para a educação nos provocaram a pensar em novas formas de contribuir para o que está por vir. Em um cenário de rupturas profundas e diversas incertezas, nos propusemos, em parceria com a Bett Educar, maior evento de inovação e tecnologia para a Educação da América Latina, a provocar reflexões críticas e propositivas para apoiar a comunidade educacional a construir futuros desejáveis para a educação.

Escolhemos fazer isso procurando respostas a perguntas como: “É possível se antecipar ao futuro nas escolas?”, “Por que é importante ir à escola?”, “O que é essencial aprender”?, “Como devemos enfrentar desigualdades educacionais?, “Qual é o papel dos jovens na transformação da educação?”, “Como preparar os professores a ensinar em meio a incertezas?”.

Ideias e discussões a respeito desses e outros questionamentos serão abordados por especialistas, pesquisadores, educadores e estudantes, em artigos na coluna O Futuro se Aprende, que estreia esta semana, com o texto “Se aprendemos sobre o passado, por que não aprendemos sobre o futuro?”, da futurista e diretora do movimento Teach the Future Brasil, Rosa Alegria.

A cada 15 dias, um novo artigo inédito e exclusivo será disponibilizado gratuitamente no site do Porvir. Esperamos que os textos sejam disparadores de conversas e debates que apoiem a transformação da educação. Quem quiser acompanhar as discussões propostas pela coluna poderá, ainda, assinar a newsletter O Futuro se Aprende, e participar de encontros com alguns dos autores dos artigos que serão promovidos pela Bett Educar.


Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação
X