Envie seu relato para a seção Diário de Inovações - PORVIR
Arte: Regiany Silva

Inovações em Educação

Envie seu relato para a seção Diário de Inovações

Site abre espaço para educadores compartilharem como estão reinventando práticas na sala de aula. Participe!

por Redação ilustração relógio 14 de outubro de 2014

No Porvir, a pauta do dia é sempre inovação. Através de reportagens ou conteúdos formativos, o objetivo é inspirar políticas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil. Mas o que pode ser mais inspirador que um professor? Pensando nisso, foi criada a seção Diário de Inovações, destinada a dar voz a quem está na sala de aula e precisa constantemente reinventar o próprio trabalho.

Participe: mande o seu relato para a seção Diário de Inovações

O novo canal tem a intenção de funcionar como um verdadeiro diário, onde os educadores podem compartilhar relatos sobre como estão inovando no dia a dia escolar, seja de forma analógica ou com o uso de tecnologia. Porém, ao invés de ter um caráter privado, a intenção é que esses depoimentos sejam compartilhados para ajudar outros professores a modificarem suas realidades. Também serão válidas experiências contadas por alunos ou outro expectador privilegiado, mas sempre com foco na prática do educador.

Para relatar um depoimento no Diário de Inovações, o educador deve preencher um formulário, incluindo seus dados e um texto ou um vídeo contando sobre como está inovando na sua realidade. É importante que o professor detalhe a prática, incluindo os recursos utilizados e o processo de desenvolvimento da iniciativa, além de mencionar as dificuldades enfrentadas para implementação do projeto e a aceitação da comunidade escolar.

Ao elaborar o seu depoimento, o professor deve se atentar para os seguintes pontos: 1) inovação, contando sobre o diferencial do trabalho desenvolvido; 2) justificativa, explicando o por quê a prática é considerada inovadora; 3) objetivo, apresentando a motivação da inovação; 4) e por fim o resultado, contando sobre o impacto observado na comunidade escolar e a aceitação dos alunos.

Inaugurando a seção, o primeiro depoimento é o da professora Gislaine Munhoz, da Escola Municipal Professor Rivadavia Marques Junior, em São Paulo. Utilizando ferramentas como o Power Point e o Scratch, ela desenvolveu o Jogos do Riva, um projeto em que alunos entre 8 a 17 anos desenvolvem jogos digitais. No seu relato, Gislaine conta sobre sua motivação de inovar na sala de aula e compartilha as dúvidas e anseios que teve durante o desenvolvimento do projeto (leia o depoimento no Porvir).

Ficou inspirado com o relato da Gislaine? Acesse o formulário do Diário de Inovações e também compartilhe o seu depoimento conosco. Será um prazer ouvir a sua história!


TAGS

ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino técnico, escolas inovadoras

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

10 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
10
0
É a sua vez de comentar!x