Premiação internacional reconhece plataformas digitais brasileiras - PORVIR
Crédito: RawPixel / Freepik

Inovações em Educação

Premiação internacional reconhece plataformas digitais brasileiras

A plataforma "Nosso Ensino Médio", gerida pelo Porvir, foi uma das finalistas da premiação global, que contou com aproximadamente 1,2 mil inscrições de diferentes países

por Redação ilustração relógio 12 de dezembro de 2022

Buscar compreender aspectos como desenvolvimento de caráter, \de habilidades éticas e de valores que contribuem para uma sociedade mais justa é o que motiva o projeto The Jubilee Centre for Character and Virtues (Centro Jubileu de Caráter e Virtudes, em tradução livre). Criada pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, a plataforma aposta em uma abordagem na qual virtudes e valores e virtudes associados ao que se entende como “bom caráter” podem ser aprendidos e ensinados. 

Ela foi a vencedora da premiação Reimagine Education Grant e conquistou o troféu principal, Global Education Award. Considerada como “Oscar da Educação”, o Reimagine Education é uma das premiações mais importantes para soluções e projetos educacionais inovadores. 

O prêmio é realizado pela The Wharton School, escola de administração vinculada à Universidade da Pensilvânia, e pela QS Quacquarelli Symonds, especializada na análise de instituições de ensino superior.

Entre as 1,2 mil inscrições, projetos brasileiros da Fundação Telefonica Vivo e da FGV (Fundação Getulio Vargas) foram premiados. A plataforma Nosso Ensino Médio, projeto de Instituto iungo, Instituto Reúna, Itaú Educação e Trabalho que conta com gestão do pelo Porvir foi finalista na categoria E-Learning (educação a distância).

A premiação conta com 18 categorias e possui gradações entre medalhas de ouro, prata e bronze. As vencedoras do prêmio abordam temáticas como diversidade, acesso, programação, ciência, sustentabilidade, inteligência artificial, aprendizagens envolvendo tecnologia imersiva, entre outros. A Formação Integrada para a Sustentabilidade, da FGV (Fundação Getulio Vargas) levou medalha de ouro na categoria sustentabilidade. O projeto é uma eletiva desenvolvida pela instituição desde 2010 e que tem como proposta de preparar gestores e lideranças a lidar de maneira mais efetiva com o tema.

O projeto Escolas Conectadas, desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, também apareceu entre os selecionados. A plataforma fornece formação para educadores de diferentes regiões do Brasil, inclusive aqueles que atuam em contexto rural. 

Na lista de finalistas também apareceu a plataforma Nosso Ensino Médio, promovida pelo Instituto iungo, Instituto Reúna, Itaú Educação e Trabalho e gerida pelo Porvir. Ela traz uma série de ferramentas de formação para preparar educadores e educadoras brasileiras para as mudanças do Novo Ensino Médio, tais como Projeto de Vida, mundo do trabalho e itinerários formativos. 

O Nosso Ensino Médio tem parceria com secretarias estaduais de educação de 12 unidades da federação, que juntas somam mais de 270 mil professores e mais de 4 milhões de estudantes nesta etapa de ensino. Com arquitetura de formação flexível, cada secretaria de educação parceira tem uma página customizada a partir de seu plano de formação.

“Começamos a conceber o programa com o nascimento do iungo em 2020, lançamos a plataforma do Nosso Ensino Médio em abril de 2021 e encerramos o ano de 2022 como finalistas de um prêmio internacional de grande relevância. Mostra que somos capazes de construir soluções efetivas e inovadoras para impactar a vida dos estudantes e dos educadores”, afirma Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo. 

Saiba mais sobre a premiação Reimagine Education


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x