Prêmios selecionam iniciativas com impacto socioambiental - PORVIR
Créditos: amenic181 / Fotolia.com

Inovações em Educação

Prêmios selecionam iniciativas com impacto socioambiental

Com inscrições até o dia 15, premiações reconhecerão projetos nas áreas de habitação, saúde, educação e meio ambiente

por Redação ilustração relógio 9 de maio de 2016

Empreendedores com iniciativas nas áreas de habitação, saúde, educação e meio ambiente devem ficar atentos: estão abertas as inscrições para os Prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro. Ambas as premiações têm como objetivo reconhecer e/ou incentivar líderes que tenham projetos consolidados ou em desenvolvimento nas áreas socioambientais.

O prazo para realização das inscrições é dia 15 de maio para ambos os prêmios.

Prêmio Empreendedor Social

Criado em 2005 pela parceria entre Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social chega a 12ª edição com o objetivo de selecionar, reconhecer, premiar e incentivar empreendedores socioambientais brasileiros, que desenvolvam há mais de três anos iniciativas inovadoras com resultados comprovados.

Em uma década de realização, mais de 2500 inscrições foram realizadas, o que comprova a competitividade do prêmio. Podem participar da seleção cooperativas, organizações da sociedade civil, fundações, ONGs e negócios sociais. O empreendedor-líder deve ter mais de 18 anos e ser residente no Brasil.

Para seleção das iniciativas, serão utilizados sete critérios: inovação, sustentabilidade, impacto social direto, influência em políticas públicas, perfil do empreendedor social, alcance e abrangência e efeito multiplicador. Isso significa que, para ser aprovado na avaliação, o projeto deve ter como base a inovação contínua (seja pelo pioneirismo, criação de metodologias próprias de atuação ou aplicação inovadora de tecnologias sociais já conhecidas); usar recursos naturais; apresentar nível de profissionalismo da gestão de organização e equipe qualificada; ter documentos, pesquisas, relatórios e beneficiários que comprovem o impacto da iniciativa; além de ser escalável e ter alcance e abrangência além do local onde foi inicialmente implantando. A sustentabilidade financeira do projeto será avalizada, entre outros critérios, pelo nível de geração própria de receitas, qualificação do gestor financeiro, entre outros.

Todos os finalistas terão seus perfis pessoais e de suas organizações publicados no caderno especial da Folha de S. Paulo e no site do jornal, assim como certificado de participação, que será entregue durante evento em novembro, em São Paulo (as despesas de transporte e hospedagem ficarão sob responsabilidade da organização do Prêmio).

Aquele que for eleito o Empreendedor Social do Ano terá destaque na capa do caderno especial da Folha, além da participação (com transporte e hospedagem custeadas pela organização) no Fórum Econômico da América Latina, em 2017.

O regulamento completo do Prêmio Empreendedor Social pode ser encontrado AQUI.

Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro

Assim como o Prêmio Empreendedor Social, o Folha Empreendedor Social de Futuro também tem como objetivo selecionar, premiar e incentivar líderes socioambientais do Brasil. Entretanto, destina-se exclusivamente para iniciativas ainda em fase de amadurecimento, que tenham sido criadas há pelo menos um ano ou que tenham no máximo três de existência.

Além disso, o empreendedor-líder deve ter entre 18 e 35 anos e a iniciativa deve beneficiar pessoas em situação de risco social e/ou ambiental. Cooperativas, negócios sociais, startups, fundações e ONGs que atendam esses requisitos podem participar da seleção.

Serão utilizados menos critérios de seleção das iniciativas. Ao todo, serão quatro: inovação, perfil do empreendedor, impacto social direto e sustentabilidade.

Lançada em 2009 pela Folha de S. Paulo, a premiação oferece aos finalistas cursos, consultorias e a inserção na rede para aumentar a sustentabilidade, impacto e/ou visibilidade do projeto no momento mais crítico da organização: a fase inicial.

O vencedor do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2016 também receberá destaque no caderno especial da Folha, assim como reconhecimento na premiação que acontece em novembro, em São Paulo.

O regulamento completo do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro pode ser encontrado AQUI.

Os inscritos devem acompanhar o decorrer do processo de seleção pelo site Empreendedor Social. Aqueles que forem selecionados receberão comunicados no email que cadastraram no ato da inscrição que, para ambos os casos, podem ser realizadas até o dia 15 de maio, nesse link.


TAGS

empreendedorismo, negócios de impacto social, prêmios, sustentabilidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x