Professora de geografia cria jogo de Escape Room com formulários do Google - PORVIR
Crédito: Gwengoat / istockphoto

Diário de Inovações

Professora de geografia cria jogo de Escape Room com formulários do Google

Para ampliar o envolvimento durante as aulas remotas, educadora de Campinas (SP) conta como desenvolveu atividades gamificadas

por Tatiana Vitorio ilustração relógio 7 de outubro de 2020

Sou professora de ensino fundamental e médio na Escola Estadual Professora Cecilia Pereira, que faz parte do Programa Ensino Integral em Campinas (SP). Quando começou a pandemia, percebemos que o engajamento dos alunos estava muito baixo com as atividades remotas. Por isso, em uma turma do terceiro ano do ensino médio, desenvolvi em formulário do Google um jogo no estilo “Escape Room” para trabalhar algumas habilidades essenciais do bimestre.

A ideia surgiu após uma sugestão do coordenador da escola, que recomendou a gamificação como uma estratégia para ampliar as devolutivas de atividades dos estudantes. Alguns professores acabaram deixando para lá, mas eu me interessei por esse assunto e comecei a buscar materiais e cursos.

Como o material que tínhamos disponível para fazer atividades na escola era o Google Classroom, consegui desenvolver um jogo dentro de um formulário. Inspirada nos jogos de “Escape Room”, criei uma atividade que os alunos precisavam responder algumas perguntas para abrir as portas e chegar até o final do jogo.

Para desenvolver os desafios, aproveitei os conteúdos que estavam sendo trabalhados com a turma do terceiro ano do ensino médio. Nesse bimestre, especificamente, estávamos estudando a distribuição espacial dos países africanos. A proposta é pegar uma atividade do bimestre e colocar dentro da lógica da gamificação.

Para estimular que os estudante extraiam informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos, o jogo funciona da seguinte forma: Cada participante escolhe uma das três equipes para participar. A partir daí, ele é redirecionado para um conjunto de perguntas, que podem envolver curiosidades sobre países da África e reflexões sobre países específicos, como Madagascar. Todos os enunciados dialogam com os temas vistos em aula. Conheça o jogo aqui.

Os alunos se engajaram muito com essa atividade. As devolutivas foram de 100%. Em uma pesquisa de avaliação, eles relataram: “Eu gostei muiito, achei bem interessante, gostaria que as outras atividades continuasse assim” e “Legal professora gostei da atividade”.

Trabalhar com gamificação me proporcionou uma forma dinâmica e eficaz de engajamento em uma sala que antes não tinha devolutivas.


Tatiana Vitorio

Professora de Geografia formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, bacharel e licenciada em geografia com ênfase em gestão territorial e Ambiental (2005). Atuo na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo desde 2006.

TAGS

coronavírus, gamificação, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

51 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
51
0
É a sua vez de comentar!x