Projeto abre WhatsApp e dá curso para verificar boatos online durante eleições - PORVIR
Crédito: mizar_21984 / Fotolia.com

Inovações em Educação

Projeto abre WhatsApp e dá curso para verificar boatos online durante eleições

Iniciativa aberta a estudantes e educadores, Projeto Comprova mostra que informação nociva pode aparecer em diferentes formatos

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 11 de setembro de 2018

O conteúdo falso que circula pela internet não se resume às notícias falsas. Todo educador que usa WhatsApp ou frequenta redes sociais como Twitter e Facebook já deve ter encontrado áudios, imagens (memes ou montagens), vídeos e textos deliberadamente errados que não trazem nada além de desinformação.

Para combater esse ambiente nocivo, o Projeto Comprova, que reúne 24 organizações de mídia de todo o Brasil, criou uma linha direta no WhatsApp (11) 97795-0022 (aberta inclusive a educadores, gestores e estudantes) para receber conteúdos sem origem definida para verificação. O objetivo da iniciativa é engajar eleitores e limitar a circulação de boatos infundados de teor eleitoral.

Participe

– Junte-se à lista de discussão ou ao grupo do WhatsApp do Projeto Comprova
Veja perguntas e respostas sobre o funcionamento do Projeto Comprova

“O maior volume de desinformação da internet se baseia em fontes não identificadas. É o boato. Você não sabe quem fez, nem como começou, mas ele se espalha e é preciso desmascará-lo”, diz Adriana Garcia Martinez, diretora do Projor (Instituto para Desenvolvimento do Jornalismo) e representante do Projeto Comprova.

O processo de verificação de origem e veracidade desses conteúdos é baseado nos conceitos do instituto First Draft, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. No site do Comprova, nenhum conteúdo poderá ser publicado até que três diferentes redações concordem com as etapas de verificação anexadas ao relatório sobre uma informação avaliada. Os jornais, sites e revistas parceiros vão coletar dicas, responder a rumores e informações que estão sendo espalhadas, publicar matérias e fazer reportagens coletivamente.

Os conteúdos já verificados pelo Projeto Comprova podem ser usados livremente por escolas, secretarias e sites pessoais, de acordo com a licença Creative Commons 4.0, que permite reprodução mediante uso de crédito apropriado e indicação de alterações no conteúdo.

Curso de educação midiática
Idealizador do projeto, o instituto First Draft também disponibiliza um curso gratuito de 1 hora que pode ser usado por professores que atuam em sala de aula. No programa, é possível conhecer melhor como verificar imagens, vídeos, datas, geolocalização e conhecer truques do Google Maps.

Para acessar o material, clique em Português do Brasil na página firstdraftnews.org/pt/education/learn/. Em seguida, preencha email e nome de usuário na opção “Faça um curso de verificação rápida de uma hora, aberto ao público”. Após receber um email com a senha, acesse o sistema. Os vídeos estão disponíveis com legendas em português).

Sobre o Projeto Comprova
As organizações de mídia envolvidas no Comprova são: AFP, Band News, Band TV, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Gazeta do Povo, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, Rádio Band News FM, Rádio Bandeirantes, Revista Piauí, SBT, UOL e Veja.


TAGS

aplicativos, dispositivos móveis, educação midiática, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x