Projeto ajuda universitários a vencer evasão - PORVIR

Inovações em Educação

Projeto ajuda universitários a vencer evasão

Instituto Semear potencializa talento de estudantes de baixa renda por meio de direcionamento, apoio financeiro e mentoria

por Vagner de Alencar ilustração relógio 22 de janeiro de 2013

Passar no vestibular em uma universidade pública pode dar a sensação de missão cumprida para muitos estudantes, que viram noites em claro e revezam aulas tradicionais e cursinhos. Porém, para grande parte dos alunos de baixa renda, conquistar uma vaga é apenas o primeiro passo, já que precisam conciliar estudos e trabalho, gastar com livros caros, transporte e alimentação, além da falta de apoio para a carreira. Pensando em como ajudar esses jovens, um grupo de estudantes do ITA (Instituto de Tecnologia e Aeronáutica), criou o Instituto Semear, que dá apoio financeiro, mentoria e treinamento durante um ano aos universitários. O projeto, que começou em 2010, em São José dos Campos, interior paulista – que neste ano está com inscrições abertas até 23 de fevereiro –, hoje comemora 60 atendimentos a universitários e sua expansão para o Rio de Janeiro e o Ceará, que abrirão seus processos seletivos nas próximas semanas.

O Instituto tem como ponto central do seu trabalho evitar a evasão escolar dos universitários, sobretudo, daqueles oriundos das classes C e D. No Brasil, cerca de 900 mil estudantes abandonam a faculdade antes de se formar, de acordo com a pesquisa Estudos sobre a Evasão no Ensino Superior Brasileiro, do Instituto Lobo, de 2011. “Acreditamos que o conselho de uma pessoa experiente, uma palestra sobre um tema desconhecido e a tranquilidade financeira para se alimentar e ir para a faculdade são os elementos que podem ser o ponto de virada na vida de uma pessoa”, afirma Daniel Santos, coordenador voluntário do Instituto Semear Celeiro, nome que o projeto recebe no Rio.

Amenic181 / Fotolia.com
“O propósito é garantir uma estrutura mínima necessária, para que esses jovens acreditem nos seus objetivos. Muitas vezes, eles não sabem o caminho, o que os impede de se tornarem agentes de transformação na sociedade”

Na prática, o apoio aos estudantes se baseia em três pilares. No primeiro deles, o jovem recebe uma bolsa de R$ 342,85 mensais – pagos durante os dois primeiros semestres para se manter na faculdade e conseguir pagar despesas básicas de transporte, alimentação e educação. Em seguida, o universitário conta com o auxílio de um mentor, ou seja, um profissional que já atua no mercado e que tem bagagem para esclarecer as dúvidas do jovem. Por fim, paralelamente aos outros dois pilares, os estudantes passam por treinamentos mensais onde são abordados temas como inteligência emocional, empreendedorismo, finanças pessoais e liderança.

O instituto ainda oferece aos universitários a chance de acompanhar palestras de profissionais e empreendedores que contam suas experiências com a vida universitária, as dificuldades no processo e como alavancarem suas carreiras. “O propósito é garantir uma estrutura mínima necessária para que esses jovens acreditem nos seus objetivos. Muitas vezes, eles não sabem o caminho, o que os impede de se tornarem agentes de transformação na sociedade”, afirma Santos.

Serviço

Período: de 8 a 23 de fevereiro (Semear São José dos Campos). Nas próximas semanas, no Rio e Ceará.
Requisitos: os estudantes precisam ter passado no vestibular em alguma universidade pública e estudado em escola pública (ou particular com bolsa integral).
Etapas: inscrição pelo  Instituto Semear após a aprovação no vestibular, provas, entrevistas socioeconômicas e com psicólogos e dinâmicas em grupo.
Dúvidas: contato@isemear.com.br


TAGS

ensino superior, negócios de impacto social

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x