Projeto de intercâmbio educacional reúne representantes do Brasil, Paquistão e Quênia - PORVIR
Crédito: Acervo Centro Lemann

Inovações em Educação

Projeto de intercâmbio educacional reúne representantes do Brasil, Paquistão e Quênia

Lideranças brasileiras, paquistanesas e quenianas participam do Programa South-South, projeto de imersão voltado ao intercâmbio entre especialistas responsáveis pelas reformas curriculares nos países do Sul Global

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 14 de setembro de 2022

O mundo conheceu a luta das meninas paquistanesas pela educação por meio da história de Malala Yousafzai. Ao receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, ela disse não ser uma voz solitária: “Eu sou aquelas 66 milhões de meninas que estão fora da escola”. Mas seu caminho foi sedimentado por outras ativistas pela educação, e entre elas está Baela Raza Jamil. Especialista em políticas públicas, ex-consultora técnica do Ministério de Educação do Paquistão, ela está à frente da Idara-e-Taleem-o-Aagahi (Instituição Educação e Conscientização, em tradução livre), organização não-governamental focada em incentivar a criação de sistemas educacionais para todas as crianças, sem discriminação de gênero, classe, etnia e religião. Baela está no Brasil, acompanhada por outros 14 pesquisadores educacionais de seu país.

Direto do Quênia, John Mugo, diretor-executivo da Fundação Zizi Afrique, também desembarcou em São Paulo. Sua ONG também busca assegurar a crianças e jovens com maior defasagem educacional o desenvolvimento de competências, tanto escolares quanto para o mercado de trabalho. John faz parte de uma comitiva de 15 quenianos especialistas em educação.

Baela, John e os demais 28 integrantes das caravanas paquistanesa e queniana são convidados do projeto de imersão oferecido pelo Programa South-South. Voltado a lideranças do Sul Global para o compartilhamento de práticas e impulsionamento de coalizões que promovam reformas voltadas à educação básica em seus territórios, o Brasil é representado pelo Centro Lemann de Liderança para a Equidade na Educação.

A semana de palestras, iniciadas na capital paulista com representantes do Movimento pela Base e do Todos pela Educação, que compartilham os detalhes de criação, atividades e parcerias de ambas as iniciativas brasileiras, culminará na visita ao Centro Lemann, localizado em Sobral, no Ceará. O grupo conhecerá de perto o município cearense de 210 mil habitantes, que conta com indicadores exemplares, tido como a melhor rede educacional do Brasil por contar com quase a totalidade das crianças que aprendem a ler e a escrever na idade adequada.

Projeto de intercâmbio educacional reúne representantes do Brasil, Paquistão e Quênia
Crédito: Acervo Centro Lemann Workshop no Hotel WZ, em São Paulo (Crédito: Acervo Centro Lemann)

Conexões entre Brasil, Quênia e Paquistão

Com o objetivo de fortalecer a ação de lideranças educacionais dos três países, a fim de promover uma rede transnacional e o intercâmbio entre especialistas, o Programa South-South é resultado da parceria entre o governo britânico (FCDO/UK) e o Education Development Trust (EDT) com atores educacionais de diferentes partes do mundo: Fundação Lemann e Centro Lemann (Brasil), Programa da Fundação Lemann na Blavatnik – Escola de Governo da Universidade de Oxford (EUA) e as ONGs lideradas por Baela Jamil e John Mugo, Idara-e-Taleem-o-Aagahi e Zizi Afrique, respectivamente. 

A formação, que envolve esta semana de imersão no Brasil, vai durar oito meses, com encontros remotos e locais no Paquistão e no Quênia. A produção de materiais de referência fica a cargo do programa da Fundação Lemann em Oxford: serão guias, levantamentos e podcasts voltados aos líderes do Sul Global, responsáveis e comprometidos com as reformas educacionais em seus respectivos países. 

“O governo britânico, financiador desse programa, apoia iniciativas no Quênia e no Paquistão. Eles entenderam que fazia sentido somarmos os esforços com o Brasil, pois existia um contexto de reformas educacionais sendo realizadas nesses países por atores bastante engajados”, explica Carla Vila, líder do Programa South-South pelo Centro Lemann. 

Mesmo com contextos sociais e culturas diferentes das brasileiras, os desafios educacionais são bastante semelhantes. O Banco Mundial aponta que os países da região sul contam com resultados de aprendizagem inferiores aos alcançados nas nações da região norte e consultores entendem que as lideranças do Sul Global possuem mais afinidade para compartilhar práticas alinhadas às questões locais. 

“Os três países têm a questão de garantir o acesso para todas as crianças: mesmo com toda a diversidade, é preciso garantir qualidade e equidade”, reforça Carla. “Muitos dos exemplos do Norte Global não conseguem ser trazidos de uma maneira tão próxima para a nossa realidade: são distantes, inserem-se em outros contextos. É muito rico fazer uma troca entre países que têm desafios semelhantes de instabilidade política, questões sociais e condições socioeconômicas que também chegam à escola”. 

Projeto de intercâmbio educacional reúne representantes do Brasil, Paquistão e Quênia
Crédito: Acervo Centro Lemann Detalhe do plano de trabalho do Programa South-South (Crédito: Acervo Centro Lemann)

Reforma na educação queniana

No Quênia, o sistema educacional é composto por três níveis: oito anos de ensino primário obrigatório (começando aos 6 anos), quatro anos de ensino médio e quatro anos de ensino superior. A taxa de alfabetização, em 2028, era de 81,5% (85% de homens, 78,2% de mulheres). A despeito de 93% das crianças e adolescentes de 4 a 16 anos estarem matriculados, 4 em cada 10 crianças em idade pré-escolar estão fora da escola. Apenas 26% das escolas primárias possuem laboratórios de informática.

“Há muito o que compartilhar entre os três países, principalmente a vontade de melhorar a sociedade. Estar na mesma sala com tantos responsáveis por reformas educacionais é um momento para que eu, como líder de coalizões, fique energizado e possa ir mais longe”, afirma John Mugo. Admirador do educador Paulo Freire e do dramaturgo Augusto Boal, John foi um dos 10 finalistas do prêmio Africa Education Medal, que destaca líderes educacionais no continente africano. 

A reforma educacional queniana, que levou ao currículo novos referenciais sobre o que as crianças devem aprender, começou em 2016. No Brasil, essa discussão passa pela implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio nos últimos anos. “Também estamos aprendendo muito sobre como melhorar nossa própria implementação. Acho que tanto o Quênia quanto o Brasil estão nessa fase de, após aprovar um programa nacional, entender se ele está funcionando para que as crianças possam se beneficiar”, diz John. 

Projeto de intercâmbio educacional reúne representantes do Brasil, Paquistão e Quênia
Crédito: Acervo Centro Lemann John Mugo, diretor-executivo da Fundação Zizi Afrique (Crédito: Acervo Centro Lemann)

Outra semelhança entre Brasil e Quênia, na opinião do diretor da Fundação Zizi Afrique, são as desigualdades socioeconômicas que acabam por impactar a aprendizagem. “Na nossa fronteira com a Somália, pouquíssimas crianças passam do primário para o secundário. São disparidades dentro do mesmo país. Temos muitas diferenças nos resultados de aprendizagem entre crianças de famílias ricas e de famílias pobres”, comenta. 

Filho de pais analfabetos, John disse que, a despeito de todas as dificuldades, eles sempre acreditaram na educação como uma saída para os filhos. “Meus pais foram capazes de incentivar a mim e aos meus oito irmãos, mesmo não podendo olhar nossos livros ou checar se havíamos feito a lição de casa”, conta. A propósito, quando se fala de alfabetização de adultos no Quênia, John traz a força da questão cultural: homens costumam não voltar para escola porque “parece que estão reconhecendo fraquezas”. Sua mãe, por outro lado, frequentou aulas noturnas e aprendeu a ler e a escrever na língua materna para cantar as músicas do coral da igreja que frequentava. 

“A reforma do currículo no Quênia adotou o empoderamento e o envolvimento dos pais como um dos principais pilares. Formamos uma Associação Nacional de Pais e estamos descobrindo como essa ligação entre a casa e a escola pode ser mais próxima. Pais e professores precisam trabalhar juntos para que a aprendizagem aconteça”, ressalta. “Mesmo assim, notamos avanços: nossa taxa de alfabetização é de 81,5%”, pontua o educador.

Desafios paquistaneses

O Paquistão tem um cenário ainda mais delicado. É o segundo maior país com crianças que não frequentam a escola: entre os 62 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar, estima-se que entre 18 e 23 milhões estejam fora da escola. 

Em 2018, a taxa de alfabetização da população era de 62,3% (72,5% homens e 51,8% mulheres). O sistema educacional está dividido em seis níveis principais: creche (aulas preparatórias); primário (1º ao 5º ano); médio (6º ao 8º ano); matrícula (9ª e 10ª séries, certificado de ensino secundário); intermediário (11º e 12º anos, certificado de ensino médio) e programas universitários de graduação e pós-graduação. Somente 27% dos adolescentes de 14 e 15 anos estão matriculados no ensino secundário.

Baela Raza Jamil ressalta que a crise de aprendizagem foi ampliada pela pandemia e pelas inundações no Paquistão, que já afetam 15% da população: o desastre natural desalojou mais de 500 mil pessoas e já soma cerca de 1,2 mil mortos. “Precisamos de soluções ousadas que não apenas impactem a educação em cada país, mas também promovam a construção de coalizões e redes para a cocriação de materiais de referência e reformas educacionais relevantes, adaptáveis a diferentes realidades e com poder de escala”, afirma.

Projeto de intercâmbio educacional reúne representantes do Brasil, Paquistão e Quênia
Crédito: Acervo Centro Lemann Baela Raza Jamil, CEO da ONG Idara-e-Tallem-o-Aagahi, no Paquistão (Crédito: Acervo Centro Lemman)

Para Baela, o Programa South-South está fazendo algo único no sentido de reunir três continentes para explorar possibilidades de coalizões para a reforma da educação de uma maneira fundamental, em escala. “Mas você sabe que fazer coisas como essa requer muito mais do que habilidade: requer um compromisso muito profundo por parte das partes interessadas, que acreditam que há algo que vale a pena perseguir para as próximas gerações”, comenta. 

Comparativamente, diz Baela, os três países exalam incoerências políticas. “Mas, ao mesmo tempo, há uma vontade de mudar, apesar da influência política. O que faz com que as reformas se tornem mais sustentáveis e mais persistentes ao longo do tempo ​​são quando um pai acredita nelas, um professor acredita nelas, uma criança acabará acreditando nelas, jovens e políticos podem acreditar”, afirma. “Este é o tipo de trabalho com o qual estamos comprometidos. Aprender é um direito”. 

Sobre a questão de gênero no Paquistão, Baela comenta que há um caminho longo a se percorrer: apenas 25% das mulheres estão no mercado de trabalho. “Malala é um símbolo de coragem por levantar mostrar ao mundo que meninas e mulheres não estão tendo oportunidades iguais, e as vozes que defendem a educação das meninas são poderosas. Da mesma forma que Malala, muitos têm lutado por essa causa. E não são apenas as mulheres: os homens que vieram para essa semana de formação, que são funcionários públicos seniores e secretários, também têm levantado a voz pelos direitos das meninas”, diz a especialista, reforçando a importância do despertar político.

Alguns programas de proteção social estão sendo colocados em prática, para encorajar os pais a colocar as meninas na escola. “Em alguns distritos do país, os números mostram equidade [na proporção de meninos e meninas que frequentam a escola]. Durante a pandemia, muitos pais perderam seus empregos. Vimos, por meio dos nossos relatórios, que pela primeira vez há meninos que estão ficando para trás das meninas [no nível de escolaridade] porque os pais querem que eles trabalhem”, diz Baela.

“Neste caso, não é só uma questão de gênero: estamos falando de um grupo social em desvantagem. Vemos isso também por meio das piores formas de trabalho infantil encontradas no país, com meninos e meninas catadores de lixo. Temos um programa que os retira do trabalho forçado, qualificando-os e apoiando-os a finalizar o ensino médio”, comenta a ativista. Sua ONG, a Idara-e-Taleem-o-Aagahi, atua diretamente com os desafios de aprendizagem no território. “Por que as crianças não estão aprendendo? Como é que as escolas não estão funcionando? Essas têm sido grandes questões, que preocupam também o governo”. A especialista conta que, justamente por isso, a caravana que visita o Brasil busca encontrar soluções efetivas. 

Na conversa com o Porvir, Baela diz ser maravilhoso ver atores movidos pelas mudanças educacionais. “São esforços que levam tempo, exigem visão, compromisso e as habilidades certas para fazê-lo. É preciso paixão e paciência. É isso o que viemos aprender aqui. Afinal, o futuro só é possível por meio da educação”, finaliza.


TAGS

base nacional comum curricular, currículo, educação básica

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x