Projeto propõe reflexão sobre estado emocional de professores e alunos na volta às aulas - PORVIR
Crédito: HAKINMHAN/iStockPhoto

Coronavírus

Projeto propõe reflexão sobre estado emocional de professores e alunos na volta às aulas

LIV lança Jornada do Selo Azul e Guia de Acolhimento na Volta à Escola para reforçar a importância da atenção à saúde mental e equilíbrio emocional na volta às aulas

Parceria com LIV

por Redação ilustração relógio 7 de julho de 2020

Inúmeras pesquisas e estudos que se dedicaram a ouvir o que os professores estão sentindo em meio à pandemia mostram há um grande senso de preocupação sobre como será realizada a retomada das aulas presenciais. Ao mesmo tempo, especialistas e outros profissionais da educação reforçam a importância de que a volta da rotina nas escolas integre e considere espaços de tempo e momentos específicos para que alunos e professores possam refletir sobre o cenário de mundo e compartilhar seus sentimentos.

Pensando no cuidado emocional necessário nessa fase de readaptação, o LIV (Laboratório Inteligência de Vida) criou o Selo Azul, uma iniciativa que propõe um percurso a escolas e instituições de ensino com o objetivo de refletir como o momento influencia na saúde mental de professores, alunos e toda a comunidade escolar e como é possível trabalhar para proporcionar um retorno às aulas presenciais de forma emocionalmente mais saudável.

A ideia do projeto é estabelecer uma parceria entre as instituições de ensino e o LIV, que irá disponibilizar novos conteúdos semanalmente às escolas interessadas em participar da jornada de acolhimento completa, a Jornada do Selo Azul. Com conteúdos exclusivos pensados por pedagogos e psicólogos, o processo é formado por quatro etapas: raio X da saúde mental e professores e estudantes, acolhimento, elaboração e ancorada. As escolas que percorrerem todo o caminho conquistam o Selo Azul, além de um kit de materiais.

Conteúdos 

O “Guia de Acolhimento na Volta à Escola” detalha quais são os objetivos de cada uma das etapas que compõem a jornada. Segundo o material, a ideia não é que cada escola realize todos os processos de forma obrigatoriamente cronológica, mas que as dicas, orientações, vídeos e atividades sirvam para apoiar a construção de reflexões e ações de acordo com a realidade de cada instituição, promovendo esse retorno mais saudável.

Para facilitar a visualização, o LIV elencou temas relacionados a cada um dos três momentos, depois do diagnóstico inicial da saúde de professores e estudantes. No acolhimento, momento dedicado a entender como cada pessoa volta ao ambiente escolar depois do período de suspensão das aulas, serão abordados assuntos como reencontro, novas regras de convivência – que podem ser lúdicas – e a importância de acolher sentimentos. Uma sugestão de atividade para essa fase é a realização de um vídeo institucional da escola direcionado aos estudantes, com mensagens de carinho de forma segura no primeiro dia de aula.

Já na parte da elaboração, destinada à reflexão sobre vivências e processos da quarentena, assim como experiências de luto que marcaram a vida de muitas pessoas, a ideia é cuidar da saúde mental com um olhar cuidadoso ao luto e novas formas de se relacionar. Um exemplo de ação é a realização de um mural na escola para homenagear pessoas que morreram.

Por fim, a ancorada funciona como um balanço de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da jornada, com o objetivo de debater fortalecimento das redes familiares, a importância de um acompanhamento coletivo, aprendizagens que queremos manter e qual é o real papel das escolas. Nessa etapa, o Guia dá a dica de pensar em tutores que fiquem responsáveis pelo acompanhamento do desempenho emocional e cognitivo dos alunos de forma mais frequente. Esse e outros movimentos servirão para novos caminhos sejam trilhados a partir de agora.

Saiba mais 

Todas as informações referentes à Jornada do Selo Azul e o Guia de Acolhimento na Volta à Escola estão disponíveis neste link. As escolas interessadas devem enviar um e-mail para contato@inteligenciadevida.com.br.

Quer saber mais sobre socioemocionais?
Clique e acesse

LIV

TAGS

coronavírus, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x