Curso leva projetos de primeira infância a Harvard
Candidatos terão suporte para desenvolver seus programas voltados à criança; inscrições estão abertas até 30 de novembro
por Vinícius Bopprê 25 de outubro de 2012
Estudar em Harvard, uma das universidades mais prestigiadas do mundo, faz parte dos sonhos de muita gente. Imagine, então, se essa oportunidade for o passo inicial para a elaboração de um projeto próprio? O Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância 2013 será composto por três módulos, sendo o primeiro em Harvard, o segundo on-line e o terceiro, no Insper. Neles, os alunos receberão suporte para desenvolver projetos consistentes que trabalhem com crianças em idade pré-escolar.
Para participar, basta inscrever seu projeto pelo site NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância) até 30 de novembro, mas terá prioridade o candidato que enviar sua inscrição até 20 de novembro. Entre os critérios de seleção estão o currículo do candidato e a relevância do projeto proposto. O curso custará US$ 8.800, incluídos custos de hospedagem, material curricular e refeições dos módulos presenciais – a passagem não está incluída.
Os três módulos do curso acontecerão entre março e junho de 2013 e pretendem capacitar e mobilizar lideranças políticas e sociais para a atuação em defesa da causa da primeira infância. É destinado, principalmente, aos gestores públicos, em qualquer uma das três esferas de governo, aos administradores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos.
No módulo inaugural, em Harvard, os participantes farão um curso de liderança executiva e terão contato com as teorias das ciências que abordam a primeira infância; estudarão qualidade e inovação em programas voltados para o desenvolvimento infantil; analisarão modelos para financiamento e para ganho de escala em projetos; e aprenderão estratégias e habilidades para a liderança pública e comunicação.
No segundo módulo, que ocorre virtualmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e terão três meses para desenvolver e refinar planos de ação de promoção do desenvolvimento infantil. As atividades à distância serão supervisionadas por um grupo técnico de especialistas comprometidos com a temática. Essa etapa do programa é facilitada por ferramentas on-line de conferências e sessões regulares de supervisão para os grupos.
O terceiro e último módulo acontece no Insper, em São Paulo. Nele, os participantes apresentam seus próprios planos de ação para o desenvolvimento da primeira infância, bem como as estratégias de implementação. Também serão discutidas iniciativas brasileiras de promoção do desenvolvimento da primeira infância já existentes.
A primeira edição do curso foi realizada neste ano. Com 47 participantes, entre eles deputados federais, secretários estaduais e municipais, membros da academia e líderes sociais. Foram desenvolvidos 14 projetos a serem implementados em nove estados, todos direcionados para as crianças.