QR Codes facilitam a criação de trilhas e a entrega de trabalhos - PORVIR
Crédito: Freepik

Diário de Inovações

QR Codes facilitam a criação de trilhas e a entrega de trabalhos

Professora de ciências da cidade de Limeira (SP) detalha como leva a tecnologia para suas aulas, com diferentes turmas do ensino fundamental

por Náyra Rafaéla Vido ilustração relógio 6 de abril de 2022

A inovação veio pra ficar com a pandemia e, nesse contexto, percebi a importância de ensinar os estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da E.E. Professor Arlindo Silvestre, em Limeira (SP), a utilizar a tecnologia a favor deles. Apesar de terem nascido na era digital, ainda não são nativos digitais. Muitos não sabiam como acessar e-mails, outros tinham dificuldade em fazer curadoria de materiais relacionados à aula. A maioria também não tinha aprendido a usar o celular como um recurso pedagógico: eles sabem mexer em redes sociais, mas desconhecem as plataformas educacionais.

➡️  O Porvir precisa da sua doação para uma exposição que celebra feitos de professores. Participe!

Pensando nesses desafios e no engajamento das turmas, decidi deixar a aula mais dinâmica e diversificada. Escolhi trabalhar com QR Codes. Os códigos QR (do inglês Quick Response, que, em português, significa resposta rápida) são códigos de barras para serem escaneados usando a câmera do telefone celular, levando o usuário a um determinado conteúdo (site, texto ou arquivo digital, por exemplo).

QR Codes facilitam a criação de trilhas e a entrega de trabalhos
Crédito: Náyra Rafaéla Vido Crédito: Náyra Rafaéla Vido

Esses códigos ficaram ainda comuns em programas de televisão, principalmente durante as apresentações de artistas que faziam campanhas para arrecadar doações durante o isolamento social. E podem ser usados para fins educacionais. Meu primeiro passo foi conversar com os alunos: eu queria saber quem já conhecia essa tecnologia, quem já tinha escaneado um QR Code só com a câmera do celular (sem necessidade de aplicativos instalados no aparelho). Muitos ainda desconhecem essa possibilidade.

Para reforçar o aprendizado, passei um vídeo curto que explicava como usar QR Codes sem a necessidade de instalações, lembrando que a maioria dos celulares desses estudantes tem pouca memória e não aguentaria mais um app. Com o vídeo, eles aprenderam como acessar QR Codes pela câmera, usando o Google Lens. Quem tinha o celular mais antigo, sem essa função, realizou a atividade com outro colega.

Em 2020, com as turmas do 8º ano, pedi uma pesquisa sobre a reprodução dos animais. Os estudantes tinham de abordar se a reprodução daquele animal era assexuada (partenogênese, regeneração, brotamento) ou sexuada, e poderiam incrementar as informações, escrevendo sobre alguns hábitos do seu animal, como a alimentação. Na pesquisa, eles também incluíam a foto do animal, informando a fecundação (interna ou externa). Cada um dos trabalhos foi entregue em QR Codes e, para que pudessem criar o próprio código, indiquei o site https://br.qr-code-generator.com/. Com cadastro gratuito, basta informar o texto, o arquivo ou um site para fazer o próprio QR Code.

Já em 2021, a fim de celebrar o Dia da Natureza, em 4 de outubro, os alunos do 9º ano realizaram um mapa da biodiversidade brasileira, em um grande cartaz. Em cada QR Code estavam disponíveis características dos animais em extinção, curiosidades gerais e também um quiz com perguntas sobre determinadas espécies. O mapa ficou disponível no pátio da escola e as outras turmas interagiam voluntariamente. O projeto, inclusive, participou da VI Mostra Virtual de Sustentabilidade, realizada pela diretoria de ensino de Limeira (assista ao vídeo no canal do núcleo pedagógico).

QR Codes facilitam a criação de trilhas e a entrega de trabalhos
Crédito: Náyra Rafaéla Vido Crédito: Náyra Rafaéla Vido

Ainda com as turmas do 9º ano, também realizei uma atividade gamificada usando uma trilha de QR Codes. O conteúdo, dessa vez, eram as Teorias Evolucionistas (de Darwin e Lamarck). A trilha contou com três QR Codes. O primeiro levava aos slides de explicação da aula, servindo de apoio na realização da atividade. O segundo, reunia questões sobre as diferenças e semelhanças das teorias, e foi criado na plataforma Liveworksheets – esse site permite transformar qualquer atividade já pronta (com extensões em .pdf .doc ou .jpg) em atividades interativas. Aqui está o resultado. Por fim, o terceiro QR Code levou os estudantes para um jogo no Wordwall, plataforma que apoia a criação de conteúdos gamificados.

Com as turmas dos 6º e 7º anos, nesse ano de 2022, tenho utilizado os QR Codes como estratégias para utilizar a metodologia de rotação por estações, a fim de revisar conteúdos aprendidos no primeiro bimestre. Montei, no 6º ano, sete estações. E, em duas delas, fiz o uso dos QR Codes, que levam os estudantes ao Google Forms.

Já para o 7º ano, foram nove estações criadas, duas delas para que os QR Codes fossem escaneados, levando os alunos para um jogo no Wordwall, voltado à revisão da disciplina.

Com todas essas atividades, percebi que os recursos tecnológicos podem ser uma boa possibilidade pedagógica. Os estudantes gostaram, e sempre pedem novos exercícios com QR Code: os códigos deixam a atividade escondida e despertam o interesse em descobrir do que se trata. Assim, seguimos aprendendo juntos.


Náyra Rafaéla Vido

Mestra em Educação pela Unesp (Rio Claro), é Graduada em Ciências Biológicas (2008), com especialização em Gestão Ambiental pela Universidade São Francisco. Possui, também, especialização em atendimento educacional especializado pela Unesp (Marília). Atualmente, é professora efetiva de ciências da educação básica II e atua no Programa Escola Integral.

TAGS

ensino fundamental, ensino híbrido, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x