Reciclagem torna aula de matemática inclusiva - PORVIR
Crédito: danielfela / Fotolia.com

Diário de Inovações

Reciclagem torna aula de matemática inclusiva

Professor da Paraíba descreve como começou a construir jogos para estimular o aprendizado de crianças com deficiência

por Eraldo Francisco da Silva Junior ilustração relógio 17 de junho de 2015

Sou professor na turma de Atendimento Educacional Especializado, um serviço que atua dentro da perspectiva da educação inclusiva, em Barra de São Miguel, na Paraíba. online loans. Acompanho alunos com deficiência mental, motora, auditiva, déficit de aprendizagem e autismo. 

Percebi que faltavam muitos materiais para auxiliar no aprendizado de crianças com deficiência. Partindo dessa necessidade, comecei a juntar recicláveis para confeccionar jogos matemáticos com tampinhas, caixas de papelão e garrafas PET. 

Muito se fala que a criança aprende em contato direto com o meio que a cerca, e a manipulação de brinquedos possibilita estimular o desenvolvimento sensório e motor. Após identificar a necessidade dos alunos, passei a construir jogos matemáticos que têm como objetivo adaptar a criança com deficiência e ajudar ela a resolver determinadas atividades.

Os alunos sentem algumas dificuldades na sala de aula regular e eu tento trabalhar com eles de forma lúdica. No jogo operações matemáticas, por exemplo, utilizo tampinhas com símbolos das operações para que o aluno faça encaixes e encontre as respostas. Essa atividade possibilita que crianças com deficiência física desenvolvam sua coordenação motora e adquiram autonomia para realizarem tarefas. 

Nos últimos anos a educação inclusiva vem sendo valorizada, contando com sala de recursos, atendimento diferenciado e metodologias que acrescentam ao desenvolvimento das crianças. Apenas na sala de aula regular o professor acaba não dando conta de trabalhar com as necessidades de cada aluno, além de não ter uma formação direcionada para prestar esse tipo de assistência. 

O grande desafio é desenvolver jogos matemáticos centrado no aluno e que sejam capazes de propiciar o desenvolvimento de habilidades de acordo com a capacidade motora de cada criança. Diariamente faço relatos individuais e tenho observado que eles se desenvolveram muito e continuam me surpreendendo.   

Na minha opinião, o mais gratificante nesse trabalho é o amor que eu tenho por eles. Se um aluno falta muitas vezes no atendimento, chego até a ir à casa deles. Quando eles me encontram na rua, saem correndo para me abraçar. Eu fico muito emocionado com isso.


Eraldo Francisco da Silva Junior

Graduado em pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei, e pós-graduado em psicopedagogia pela mesma instituição. Foi professor de educação fundamental e monitor de educação infantil. Atualmente, trabalha com turmas do Atendimento Educacional Especializado na Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda e na José Estevam Neto, em Barra de São Miguel, na Paraíba.

TAGS

educação mão na massa, inclusão, jogos, sustentabilidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x