Secretarias fazem imersão onde surgiram a aprendizagem criativa e o Scratch- PORVIR
Crédito: Escolas Criativas

Inovações em Educação

Nos EUA, secretarias participam de imersão onde surgiram a aprendizagem criativa e o Scratch

Expedição Criativa leva representantes brasileiros a Boston, para visitas a locais de referência e trocas com gestores, educadores e pesquisadores locais

Parceria com Programa Escolas Criativas

por Redação ilustração relógio 22 de maio de 2023

Como levar práticas mais criativas, mão na massa e relevantes para alunos de escolas públicas do Brasil? Neste domingo (21), 18 representantes de seis Secretarias de Educação de diferentes regiões do Brasil embarcaram para uma Expedição Criativa em Boston, nos Estados Unidos. 

A convite do Programa Escolas Criativas, secretários de educação, subsecretários, diretores executivos e integrantes da equipe técnica poderão conhecer práticas educacionais inovadoras, trocar experiências e aprofundar conhecimentos em locais de referência para a abordagem da aprendizagem criativa.

“Essa expedição, que tem como temática ‘Impulsionando a educação integral dos estudantes com o Programa Escolas Criativas’, é um momento importante do programa, tanto para o compartilhamento de experiências, quanto para o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado nas redes de ensino”, conta Ana Beatriz De Sanctis Bretos, coordenadora de gestão do programa. 

Durante uma semana de imersão e intercâmbio, os viajantes poderão conhecer locais de referência, como o instituto de pesquisa MIT Media Lab, onde surgiu a abordagem da aprendizagem criativa e o Scratch (ferramenta de computação criativa que permite que crianças e jovens criem histórias, jogos e animações). Além disso, eles irão visitar escolas que utilizam na prática as ideias da abordagem, como a Acera, e terão a chance de uma conversa direta com gestores da High Tech High, uma rede que possui ampla experiência na aplicação da aprendizagem baseada em projetos. “É também uma oportunidade para que as redes de ensino exponham e compartilhem as iniciativas realizadas nas próprias escolas aqui no Brasil, trocando entre eles e com especialistas e pesquisadores”, diz Ana.

Como foi pensada a programação

Entre o grupo que irá viajar para Boston, estão profissionais das secretarias municipais de Coruripe (AL), Mata de São João (BA), Joinville (SC), Bragança (PA), Várzea Grande (MT) e da rede estadual de Alagoas. Todos participam do Programa Escolas Criativas, uma iniciativa que conta com o apoio e parceria da Fundação LEGO, da Fundação Lemann e da RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), e que tem como objetivo transformar as escolas públicas em locais cada vez mais instigantes, significativos e mão na massa para todos os estudantes. 

“Por meio da parceria com as secretarias de educação, incentivamos e promovemos iniciativas que tragam uma forma diferente de trabalhar as disciplinas e competências do currículo por meio da abordagem da aprendizagem criativa”, explica Gabriela Hartin Breviglieri, diretora-executiva do programa. 

Com momentos de troca de experiências, visitas a locais que desenvolvem tecnologias que impactam educação e a sociedade e a participação em atividades formativas que trabalham as dimensões da Escola Criativa e aprofundam o conhecimento sobre a aprendizagem criativa, a experiência de imersão foi desenhada em uma parceria com o MIT Media Lab e a RBAC. Como resultado dessa experiência, é esperado que a delegação de tomadores de decisão encontre mais facilmente meios para construir diretrizes e políticas públicas que promovam integração curricular da aprendizagem criativa. 

“Esses gestores e técnicos já são profissionais comprometidos com uma educação de qualidade e seguem buscando inovar em suas funções, justamente por isso participam do Programa Escolas Criativas. Nós queremos seguir criando espaços de qualidade que possam apoiar toda essa transformação da escola pública”, afirma Verônica Gomes, coordenadora de implementação do programa. 

Conheça os 4 pontos de parada da Expedição Criativa

LLK (Lifelong Kindergarten Group)

O LLK é uma instituição que desenvolve tecnologias inovadoras e cultiva comunidades solidárias para envolver jovens em experiências criativas de aprendizagem. Um dos compromissos do LLK é causar mudanças no mundo e melhorar a vida dos jovens, especialmente daqueles de comunidades vulneráveis. O professor Mitchel Resnick, autor do livro “Jardim de Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos”, é o diretor deste grupo de pesquisa e principal autor da aprendizagem criativa como abordagem pedagógica. 

MIT Media Lab

O MIT Media Lab é um laboratório de pesquisa interdisciplinar que incentiva a mistura e combinação não convencionais de áreas de estudo aparentemente diferentes. Designers, engenheiros, artistas e cientistas do Media Lab se esforçam para criar tecnologias e experiências que permitam que as pessoas compreendam e transformem suas vidas, comunidades e ambientes.

Learn 2 Teach, Teach 2 Learn

O Learn 2 Teach, Teach 2 Learn – L2T, T2L (Aprender a Ensinar, Ensinar para Aprender) é um programa de protagonismo juvenil e desenvolvimento comunitário idealizado por Mel King e Susan Klimczak. Seu objetivo é facilitar o uso da tecnologia para promover a justiça social, encorajando os jovens a inovar, construir, compartilhar suas histórias e aprender maneiras de criar comunidades mais humanas.

Acera

A Acera é uma escola particular de ensino fundamental localizada em Winchester, Massachusetts, que oferece um modelo de ensino com foco em um contato precoce com STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e áreas de conhecimento inovadoras. Os alunos vivenciam o pensamento criativo, complexo e a resolução de problemas, além de terem oportunidades de aprendizagem alinhadas com suas paixões e habilidades. Eles são organizados em turmas flexíveis, de acordo com seus interesses, permitindo uma progressão individualizada no processo de aprendizado.

Você pode acompanhar cada momento da Expedição Criativa no perfil do Programa Escolas Criativas (@programaescolascriativas) no Instagram.

O que é o Programa Escolas Criativas?

O Programa Escolas Criativas faz parte do edital Tech and Play da LEGO Foundation e foi criado com o objetivo de apoiar as Secretarias de Educação na transformação das escolas públicas em locais cada vez mais instigantes, mão na massa e relevantes para todos os estudantes. 

A iniciativa defende como um ambiente aberto, que dê às crianças e adolescentes a oportunidade de se expressar, se divertir e colaborar em projetos conectados com sua realidade, contribui para a formação de cidadãos aptos a lidar com as complexidades de um mundo em transformação. Espera-se que, até 2024, o programa beneficie cerca de 500 mil alunos, nas 16 redes de ensino estaduais e municipais selecionadas por meio dos editais realizados em 2021 e 2022.

Saiba como construir uma educação pública mais instigante, mão na massa e relevante
Clique e acesse

Programa Escolas Criativas

TAGS

aprendizagem criativa, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x