Site oferece playlist com 60 filmes sobre temas atuais para redação do vestibular - PORVIR

Saiu na Mídia

Site oferece playlist com 60 filmes sobre temas atuais para redação do vestibular

por Redação ilustração relógio 17 de dezembro de 2018

A plataforma Videocamp selecionou 62 filmes que podem ser úteis para compreender a sociedade atual – “fake news”, violência policial, política sobre drogas, questões de gênero – e facilitar o trabalho de argumentação durante a temporada de vestibulares. Afinal, acumular repertório é importantíssimo para articular ideias, conectar temas e desenvolver um texto mais rico e aprofundado. Alguns dos filmes vêm acompanhadas de materiais de apoio, que ajudam a aprofundar ainda mais nos temas abordados.

Abaixo, confira o resumo de dez filmes listados na playlist. A seleção completa e gratuita está disponível aqui.

– Amazônia Eterna: O filme expõe grandes equívocos e aponta possíveis caminhos para que a humanidade passe a enxergar a maior floresta tropical do mundo em suas várias camadas: social, política e econômica.

– Água Mole Pedra Dura: Com as populações em ascensão, as gerações presentes e futuras buscarão soluções de como lidar com as crises da água nas grandes cidades. O filme testemunha a crise de água em São Paulo, uma metrópole com uma população explosiva de mais de 20 milhões de pessoas.

– Soldado do Araguaia: O documentário se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia.

– Elo perdido – O Brasil que pedala: O filme mostra a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. Além de investigar os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

– Ep. 1 – Corações e Mentes I O Universo Dos Outros: Um mundo de sujeitos transformadores pressupõe que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. E é na escola que começamos a aprender como usar essa ferramenta.

– Fonte da Juventude: Diante da epidemia global de obesidade, o documentário faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil e propõe um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre o alimento do campo à mesa.

– Uma Escolha: Em uma vila rural no coração da África, um adolescente tem um sonho de tirar ele e sua irmã mais nova da pobreza. Mas quando uma mudança do destino quebra suas esperanças e tudo parece perdido, ele é confrontado com a escolha final.

– Um novo Capitalismo: O filme conta a história de empreendedores do Brasil, da Índia e do México que encontraram uma alternativa: construir um novo capitalismo, mais justo e humano. Criadores de empresas com impacto social, eles acreditam que é possível ter negócios lucrativos e ao mesmo tempo acabar com a pobreza no mundo.

– Sob a Pata do Boi: A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Essa mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país.

– Meu Corpo é Político: O documentário aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.


Leia a matéria original em Videocamp

TAGS

cinema

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x