TED-Ed permite a criação de aulas customizadas
Professores podem adicionar perguntas, exercícios e conteúdo extra a qualquer vídeo disponível no YouTube
por Mariana Fonseca 28 de abril de 2012
Depois da repercussão causada pelo anúncio de que o TED abriria um site específico para professores, o TED-Ed tornou-se oficial na última semana. Em uma plataforma ainda em formato beta, os professores já podem customizar vídeo-aulas para seus alunos.
Os vídeos do TED já eram usados por muitos educadores como fonte de referência e inspiração para suas aulas. A novidade da plataforma está na possibilidade de um professor fazer intervenções no vídeo, incluindo questões de múltipla escolha ou dissertativas, adicionar links para conteúdos extras e atividades relacionadas.
A parte mais inovadora do projeto é a possibilidade de utilização da ferramenta de customização das aulas para qualquer vídeo disponível no YouTube. Isso significa que qualquer pessoa pode criar uma vídeo-aula, editá-la, acrescentar informações e encaminhá-la aos alunos ou publicá-la abertamente. A organização do TED-Ed poderia ter restringido a plataforma para os vídeos que levam a sua marca, mas, ao contrário, propôs expandir o acesso da ferramenta para o mundo.
(Assista o video de apresentação, em inglês)
As aulas ainda podem ser disponibilizadas aos alunos por meio das páginas individuais de cada professor na plataforma ou compartilhadas com o público em geral nas redes sociais. Os resultados das aulas, o número de pessoas que assistiu, o número de erros e acertos das questões também podem ser acompanhados.
Atualmente, o site conta com 62 videos e 866 flips (como estão sendo chamadas as aulas customizadas pelos professores). Mas o TED promete uma versão mais poderosa para setembro, quando o ano escolar começa em boa parte do Hemisfério Norte.