Teoria de Resposta ao Item está ligada à coerência; professor Heliton Tavares fala sobre testes adaptativos - PORVIR

Blog

Teoria de Resposta ao Item está ligada à coerência; professor Heliton Tavares fala sobre testes adaptativos

Heliton Tavares, especialista no método usado pelo Enem, diz que tendência é a adoção de testes adaptativos computadorizados

por Redação ilustração relógio 26 de outubro de 2012

A pouco mais de uma semana do Enem, uma sigla começa a aparecer mais aqui e ali: a TRI, ou Teoria de Resposta ao Item. Para quem ainda não está muito a par do que essas letrinhas representam, elas são um método usado no exame nacional e em outras grandes avaliações educacionais, que atribui pesos diferentes a questões de múltipla escolha conforme a resposta de cada candidato. Está certo, o modelo é complexo, mas Heliton Tavares, especialista em TRI, ajuda a entender: “a Teoria de Resposta ao Item está associada à coerência”, disse ele durante a Série de Diálogos O Futuro de Aprende, promovida pelo Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica Vivo.

Pela TRI, antes que as questões de um exame sejam escolhidas, elas são testadas e classificadas quanto ao seu nível de dificuldade. Assim, se um aluno acerta as questões difíceis e erra as fáceis, o sistema “desconfia” que o aluno tenha chutado e atribui nota menor do que se ele tivesse acertado com coerência. Os testes prévios permitem também que provas de anos diferentes sejam comparáveis, o que ajuda os gestores na definição de políticas públicas. “Isso parece trivial, mas não é”, diz o professor.

De acordo com Tavares, uma das perspectivas para o futuro é que a TRI permita a adoção de testes adaptativos computadorizados. Dessa forma, é possível esperar que, em breve, as grandes avaliações brasileiras, feitas em papel, sejam substituídas por exames computadorizados em que as provas são diferentes para cada aluno – por isso são chamados adaptativos. “Com eles, eu escolho itens que dão muito mais informação sobre aquela pessoa”, afirmou.

Quer entender mais sobre Teoria de Resposta ao Item? Assista ao vídeo!


TAGS

enem, personalização, plataformas adaptativas, série de diálogos

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x