Trilhas gratuitas ensinam professores a produzir podcasts e usar TikTok e Twitter - PORVIR
Crédito: Rinat Khairitdinov/iStockPhoto

Inovações em Educação

Trilhas gratuitas ensinam professores a produzir podcasts e usar TikTok e Twitter

Educadores das redes públicas de ensino médio de todo o Brasil podem se inscrever para encontros online e individuais promovidos pelo NAVE, programa do instituto Oi Futuro

por Redação ilustração relógio 30 de março de 2021

As inscrições para o novo ciclo de Mentorias da plataforma NAVE Mídia_LAB Digital estão abertas e vão até o dia 6 de abril. O projeto, criado pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa do instituto Oi Futuro, tem como objetivo oferecer suporte aos educadores e solucionar os desafios pedagógicos relacionados ao ensino remoto e híbrido. Para isso, entre outros temas, inclui dicas para o uso das redes sociais TikTok e Twitter integrado aos objetivos de aprendizagem.

Educadores das redes públicas de ensino médio de todo o Brasil podem se inscrever no site para mentorias gratuitas, com encontros online e individuais, que abordam temas como a produção de mídias, ferramentas Google, interação e engajamento. Cada educador terá um encontro de até 60 minutos com mentores do NAVE. As inscrições são gratuitas.

A iniciativa surgiu em 2020, quando a pandemia fez com que as aulas migrassem para as plataformas digitais. No último ano, dois ciclos foram realizados e atenderam educadores de todo o país. Ao todo, 49 profissionais foram mentorados, com impacto positivo para mais de 13 mil estudantes das novas estratégias pedagógicas, que exploram o potencial didático dos recursos digitais.

O NAVE Mídia_LAB Digital é uma plataforma de Cultura Digital e Criatividade, com ênfase no ensino remoto e híbrido, apresentando para educadores trilhas autoformativas, tutoriais, casos e mentorias.

As cinco trilhas formativas autoinstrucionais alinhadas com os temas das mentorias são:
Videoaulas: Como planejar, produzir e publicar videoaulas de forma simples e atrativa;
– Ferramentas Google: Como estruturar a sala de aula virtual, ministrar aulas ao vivo, realizar reuniões virtuais, preparar avaliações digitais, criar playlists com conteúdos diversificados e construir documentos compartilhados;
– Podcasts: Como desenvolver roteiro e estruturar conteúdo para podcasts. Como utilizar ferramentas gratuitas e simples para produção e edição de áudio;
– Interatividade: Como criar atividades interativas síncronas ou assíncronas com a turma, estruturar atividades colaborativas, selecionar ferramentas para dinâmicas de interação e abordagens ativas, fomentar a curiosidade e a criatividade com jogos simples.
– Redes Sociais: Como produzir microvídeos no Tik Tok, gerenciar grupos no WhatsApp, criar sequência didática no Twitter, realizar lives no Instagram e tornar vídeos acessíveis.

Saiba mais:
Podcast Porvir/CIEB discute robótica nas escolas


TAGS

competências para o século 21, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x