Uma mochila por um ano de livros didáticos - PORVIR

Inovações em Educação

Uma mochila por um ano de livros didáticos

Empresa indiana reverte lucro de cada peça vendida em material escolar para crianças de baixa renda de comunidades rurais

por Redação ilustração relógio 17 de junho de 2014

A Índia concentra o maior número de analfabetos do mundo. Segundo dados da última edição do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, lançado no começo deste ano pela Unesco, o país concentra mais de um terço dos 743 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever.

Na tentativa de reverter essa situação, o estudante da universidade norte-americana Stanford, Aditya Viswanathan, de origem indiana, criou a Jatalo, uma empresa de mochilas que reverte o lucro de cada peça vendida em livros didáticos para uma criança de baixa renda durante um ano.

crédito Divulgação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo ele, o alto preço dos livros e do material escolar é um dos fatores que faz as crianças desistirem dos estudos e fornecer esse material estimula a permanência na escola e o interesse em aprender.

Hoje a Jatalo auxilia mais de 40 crianças de duas escolas de comunidades rurais indianas: a Matunga Lions Pioneer English School, em Mumbai, e a Little Stars School, em Varanasi. A empresa disponibiliza em seu site um perfil com foto de cada estudante para eles contarem um pouco quem são e o que gostam, como quais são seus hobbies, o que preferem estudar e o que querem ser quando crescer.

Dhondore Ashwini Pramod, por exemplo, é aluna do 9o ano e sonha em ser arquiteta. Quando perguntada sobre o momento mais feliz de sua vida, disse que ainda espera esse momento acontecer, que para isso se realizar o mundo precisa ser um lugar com menos desigualdades sociais.

A transparência do auxílio é bastante ressaltada por Viswanathan no site da empresa, já que não é feito através de alguma organização social. A empresa tem contato direto com as instituições para fazer a doação. “Queremos encorajar crianças pobres a melhorar suas condições de vida através da educação, mas também conscientizar o mundo todo sobre a situação delas e dar uma chance para todos ajudarem. O que quer que você carregue na sua mochila Jatalo, estará levando junto o futuro de uma criança pobre”, explica.

As mochilas são vendidas a US$ 59,90 e podem ser compradas pela internet.

 


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x