Unesco realiza congresso mundial sobre REA
Encontro visa incentivar governos a adotarem políticas baseadas na filosofia dos recursos educacionais abertos
por Redação 25 de maio de 2012
Entre 20 e 22 de junho, a Unesco, em Paris, será sede do Primeiro Congresso Mundial de Recursos Educacionais Abertos (REA ou OER em sua sigla em inglês). A ideia é incentivar governos a adotarem políticas que incluam os conceitos de licenças abertas e domínio público para materiais educacionais (leia aqui matéria sobre REA e sua situação no Brasil).
O encontro reunirá ministros de educação e outras autoridades ligadas ao desenvolvimento de recursos educacionais, especialistas, pesquisadores e interessados no tema. Nele serão apresentadas as melhores práticas, políticas públicas, iniciativas e especialistas em REA, em comemoração ao 10 º aniversário do Fórum da Unesco de 2002, que instituiu o termo.
No evento também será publicada a Declaração de Paris, um documento que foi construído com contribuições de participantes nos seis fóruns realizados anteriormente em todas as regiões do mundo: Caribe, África, América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio. Quem quiser pode acompanhar tudo ao vivo, via streaming, através do site da Unesco.