Escola pública em São Paulo dá voz a alunos de 4 anos - PORVIR

Saiu na Mídia

Escola pública em São Paulo dá voz a alunos de 4 anos

por Redação ilustração relógio 9 de junho de 2015

A Escola Municipal de Educação Infantil Dona Leopoldina trata os alunos de 4 e 5 anos de uma forma diferente da tradicional: conta com suas opiniões na construção diária do ambiente escolar. Em 2012, houve a troca da direção. Foi quando as crianças passaram a participar de decisões que os envolviam diretamente, como por exemplo a hora do sono: professores e pais julgavam necessária, mas os alunos, não. Depois de muita conversa, os estudantes não precisam mais dormir na escola.

Esse engajamento dos pequenos acontece da seguinte forma: uma vez por mês, todos os alunos reúnem-se em uma assembleia com os professores para levantamento de questões. Em sala, as crianças discutem com os colegas soluções para os problemas apontados. Depois, um menino e uma menina representarão a classe em uma reunião com a direção, apresentando alternativas a problemas e reivindicações, como a criação de uma “arquibancada” feita de tocos de árvore para que todos pudessem acompanhar as partidas de futebol.

Com essas medidas, a direção da escola acredita na criação do senso de responsabilidade nas crianças, uma vez que elas sentem a necessidade manter o ambiente de acordo com suas preferências, argumentando e dialogando com pais e professores.

Época


Leia a matéria original em Época

TAGS

aprendizagem colaborativa, educação infantil

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x