TED-Ed permite a criação de aulas customizadas - PORVIR

Inovações em Educação

TED-Ed permite a criação de aulas customizadas

Professores podem adicionar perguntas, exercícios e conteúdo extra a qualquer vídeo disponível no YouTube

por Mariana Fonseca ilustração relógio 28 de abril de 2012

Depois da repercussão causada pelo anúncio de que o TED abriria um site específico para professores, o TED-Ed tornou-se oficial na última semana. Em uma plataforma ainda em formato beta, os professores já podem customizar vídeo-aulas para seus alunos.

Os vídeos do TED já eram usados por muitos educadores como fonte de referência e inspiração para suas aulas. A novidade da plataforma está na possibilidade de um professor fazer intervenções no vídeo, incluindo questões de múltipla escolha ou dissertativas, adicionar links para conteúdos extras e atividades relacionadas.

A parte mais inovadora do projeto é a possibilidade de utilização da ferramenta de customização das aulas para qualquer vídeo disponível no YouTube. Isso significa que qualquer pessoa pode criar uma vídeo-aula, editá-la, acrescentar informações e encaminhá-la aos alunos ou publicá-la abertamente. A organização do TED-Ed poderia ter restringido a plataforma para os vídeos que levam a sua marca, mas, ao contrário, propôs expandir o acesso da ferramenta para o mundo.

(Assista o video de apresentação, em inglês)

 

As aulas ainda podem ser disponibilizadas aos alunos por meio das páginas individuais de cada professor na plataforma ou compartilhadas com o público em geral nas redes sociais. Os resultados das aulas, o número de pessoas que assistiu, o número de erros e acertos das questões também podem ser acompanhados.

Atualmente, o site conta com 62 videos e 866 flips (como estão sendo chamadas as aulas customizadas pelos professores). Mas o TED promete uma versão mais poderosa para setembro, quando o ano escolar começa em boa parte do Hemisfério Norte.


TAGS

ted

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x