Cartões postais com dicas para melhorar a educação - PORVIR

Inovações em Educação

Cartões postais com dicas para melhorar a educação

Plataforma Data4Good entra no ar e oferece dados sobre o analfabetismo e dicas para se engajar e mudar essa realidade

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 18 de setembro de 2013

Depois de arrecadar fundos por meio do Catarse, a plataforma Data4Good (que já apresentamos por aqui) está no ar e o tema escolhido para o primeiro infográfico é educação. O objetivo do site é disponibilizar, semanalmente e sem custo, infográficos e cartões postais com dados sobre saúde, cidadania, cultura, direitos humanos e meio ambiente, de forma simples e clara. Além disso, junto com cada uma dessas informações, os usuários encontrarão, ao lado da imagem, dicas de como se engajar para mudar essa realidade, por meio de mudanças nas posturas do dia, trabalhos voluntários e contato com organizações que já atuem na área.

Neste primeiro material, o usuário terá acesso a dados sobre o analfabetismo no Brasil, com base na pesquisa INAF Brasil 2011,  que aponta que um em cada dez brasileiros têm alguma restrição para compreender textos e números. O resultado aponta, ainda, que desses sete, um é completamente analfabeto, ou seja, identifica poucos números e não consegue ler palavras; dois são analfabetos em nível rudimentar, que são aqueles que entendem textos curtos e realizam contas simples; e entre 4 e 5 estão no nível básico, em que compreendem textos de média extensão e resolvem sequências simples de operações matemáticas.

Plataforma Data4Good entra no ar e oferece dados sobre o analfabetismo e dicas para se engajar e mudar essa realidadecrédito © Brent Hofacker / Fotolia.com

Ao lado deste primeiro infográfico, o usuário encontra a pesquisa completa da INAF Brasil 2011, links para dicas de mobilização em prática, que oferece recursos para conhecer a qualidade da escola do seu filho e maneiras de mobilizar a comunidade. Logo abaixo, estão disponíveis outros sites que já promovem ações, como o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa e as novas tendências da alfabetização atual. Para quem quer colocar a mão na massa agora, há também sites que disponibilizam trabalhos voluntários no setor.

Os infográficos são criados como se fossem um cartão postal (confira abaixo). Na parte da frente serão apresentadas estas informações e maneiras de agir, enquanto na parte de trás, o usuário encontrará dicas de atitudes que pode tomar no seu dia a dia para entrar em contato com a causa. É nela também que o interessado encontra as informações para entrar em contato com a plataforma e sugerir novas dicas e maneiras de participar em ações relacionadas ao assunto.

Plataforma Data4Good entra no ar e oferece dados sobre o analfabetismo e dicas para se engajar e mudar essa realidadecrédito Divulgação

TAGS

pesquisas, sustentabilidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x