Colégio Pernambucano renasce das cinzas e vira referência
Ginásio Experimental Pernambucano tem disciplinas eletivas para os alunos estudarem o que gostam
por Vagner de Alencar 5 de outubro de 2012
Ele foi fundado em 1825, inaugurado por dom Pedro 1o décadas depois e teve entre seus alunos ilustres nomes como Ariano Suassuna e Clarice Lispector. O Colégio Pernambucano foi da glória à ruína durante o século passado, até ser fechado na década de 90 devido a suas péssimas condições de infraestrutura. Reaberto em 2004 com o nome de Ginásio Experimental Pernambucano, a escola, voltada apenas para ensino médio, passou a adotar um modelo de educação integral com uma grade curricular mais flexível e orientação para o projeto de vida de cada aluno, que fez a instituição voltar a colecionar bons resultados.
A ideia de preparar o jovem para a vida está no cerne do projeto e é trabalhada individualmente, a partir do desenho que os estudantes fazem daquilo que eles pretendem ser. Os professores do Colégio Pernambucano, então, se incumbem de criar disciplinas eletivas de acordo com as áreas de interesse demonstradas nessas análises. Os alunos com afinidades comuns passam a se encontrar, mesmo não sendo da mesma turma ou idade. A oficina de cinema é um exemplo. Nela, o aluno reúne conhecimentos por meio da integração das disciplinas, aprendendo física com as lentes de uma câmara, estudando artes a partir de técnicas de estética visual ou até mesmo, por meio de linguagens, aprendendo outro idioma.
“É preciso seguir um processo estruturado para este projeto de vida, que acompanhe o aluno àquilo que ele realmente quer ser. Esse método não é para definir uma carreira, mas para apoiá-los”, afirma Thereza Paes Barreto, consultora do ICE (Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação), instituto que implementou o modelo de ginásios experimentais, já usado em outros estados do país.
A necessidade de dar oportunidade de o jovem experimentar várias áreas também é reforçada por Marcos Magalhães, presidente do ICE e ex-aluno do Colégio Pernambucano. “O ensino médio é a porta de saída do jovem para o mundo. Não importa se ele pretende fazer faculdade ou não, se tornar engenheiro, militar ou até mesmo montar um empreendimento. É justamente neste momento que ele precisa traçar o seu projeto de vida”, afirma.
O trabalho interdisciplinar e de estrutura curricular flexível é facilitado pelo modelo da escola. Sua carga horária é das 7h30 às 17h, seus professores trabalham em dedicação exclusiva e recebem bonificação por resultados. Entre as disciplinas eletivas oferecidas como astrofísica, cinema, música ou artes, além de atividades práticas em laboratórios de informática, feiras de ciências e olimpíadas do conhecimento.
Resultados
Para Neuza Mendonça, gestora do Ginásio Pernambucano, o sucesso do modelo vem sendo avaliado por meio de indicadores externos. “O número de aprovações no vestibulares, em geral, chega a 70%, enquanto nas universidades públicas o índice de nossos alunos é de quase 50%”, afirma. Dos 187 estudantes inscritos no vestibular no ano passado, 135 foram aprovados, sendo 90 em universidades públicas.
Os resultados também são refletidos no número de medalhas em olimpíadas, premiações regionais, nacionais e intercâmbios. Em 2010, um estudante foi premiado com medalha de bronze e outros dois com menções honrosas na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Vinte estudantes foram selecionados para o programa Leadership da Embaixada Americana. Já em 2011, três estudantes foram premiados na OJE (Olimpíadas de Jogos Digitais de Educação) e um recebeu medalha de bronze na Olimpíada de Matemática. Neste ano, dez estudantes foram selecionados para Intercâmbio nos Estados Unidos e Canadá pelo Programa Ganhe o Mundo.
Parcerias
Em 2010, o Colégio Pernambucano, em parceria com o Centro Cultural Brasil-Alemanha e Instituto Goeth, passou a integrar o ensino língua alemã à grade curricular, cujas aulas são dadas por voluntários alemães. De acordo com Thereza, a iniciativa ganhou corpo e oito estudantes recifenses já ganharam bolsas de intercâmbio no país europeu.
Outra parceria, com a ONG americana Junior Achievement, leva práticas de empreendedorismo para dentro da escola. Por meio do programa Miniempresa, os alunos vivenciam o dia a dia de uma empresa e aprendem diferentes técnicas de como fazer pagamentos, abrir contas, gerir a liquidação da empresa.
Eu fiz o ginásio neste colégio na década de 60/70;
meus irmãos (4) fizeram além do ginásio, o curso cientifico.
Adorávamos. No laboratório de ciências tinha rabos de cobra casacavel que trazíamos da casa das avós, residentes nos cariris paraibanos.
Fiquei encantada de conhecer a história dessa escola integral do Ensino Médio !
É isso ai , ótimas parcerias !É o educando , o sujeito ,é o centro das buscas e melhores parcerias para atender as suas expectativas e interesses !Parabéns !
Excelente colégio que foca na aprendizagem significativa, contextualizada e interdisciplinar, pontos relevantes para a formação integral do ser humano e sua inserção na sociedade, capazes de desenvolver a cidadania.
Nossa! Amei conhecer a historia dessa escola, quando todos caminhos juntos tudo da certo, o desenvolvimento é bonito e de qualidade.
Muito linda mesmo a história desta escola, tudo depende da educação.
É muito bom saber que pessoas tiveram tais iniciativas e que essas ações estão dando certo e ajudando mais e mais pessoas dessa comunidade escolar e também da sociedade que a cerca. Uma parceria que deu certo. E assim contribuir com as pessoas, que certamente tiveram suas vidas transformadas. É de suas importância que escolas mantenham-se abertas ao público e funcionando em prol de sua comunidade. E essa escola está de parabéns, muitas propostas voltadas para a formação dos alunos empreender.
Fiquei encantada de conhecer a história dessa escola integral do Ensino Médio !
É isso ai , ótimas parcerias !É o educando , o sujeito ,é o centro das buscas e melhores parcerias para atender as suas expectativas e interesses !Parabéns !
Eu fiz o ginásio neste colégio na década de 60/70;
meus irmãos (4) fizeram além do ginásio, o curso cientifico.
Adorávamos. No laboratório de ciências tinha rabos de cobra casacavel que trazíamos da casa das avós, residentes nos cariris paraibanos.
Ótimo!! Estudei entre 71 e 76..fiz o Ginásio do tempo de Arildo …eita tenho orgulho de ter estudado no Ginásio!!
A história desse Colégio é belíssima e inspiradora para qualquer Instituição de Ensino que queira o melhor para os seus alunos.
Um grande exemplo de escola pública a ser seguido, onde o empenho e a somação de esforços fazem a grande diferença . Que consigamos ampliar essa corrente do bem em benefício das atuais e futuras gerações! Merecidos parabéns a todo o coletivo escolar!
Que exemplo de Escola estou ,encantada com tantas conquista,pois recomeçar não é fácil mas com amor e dedicação tudo se conquista.
Maravilhoso vê como os alunos interagem e participam das propostas.
Essas ações são muito importantes para o aprendizado dos/as estudantes. Seria muito bom se todas as escolas pudessem colocar em prática ações com essas. Eu pretendo levar para a minha escola exemplos desse curso com certeza.
É realmente muito interessante a forma como estão desenvolvendo as ações e buscando ajudar os alunos no projeto de vida.
O aluno cria seu projeto de vida e a escola tem o papel de ajudá-lo da melhor forma possível.
Muito interessante a história da escola e parabéns pelos bons resultados.
É gratificante quando temos a honra de estudar em colégio onde todos interagem para obter bons resultados, tantos os alunos como professores, equipe diretiva e pais saem ganhando.
Muito bom
Excelente colégio! Brilhante história. Muito legal ver os alunos inovando sua historia de vida.
Me encanta história desse tipo na Edu cação. Pessoas compromissadas fazem uma Educação melhor. Parabéns para os envolvidos.
Uma das melhores coisas de se ver trabalhando na educação são os professores, gente inteligente, que, embora não valorizados no país, são compromissados e fazem o melhor pelos alunos.
A BASE PEDAGÓGICA DA ESCOLA QUE TRABALHO TEM COMO MODELO O GINÁSIO PERNAMBUCANO, ESTAMOS NESSA LINHA DE TRABALHO E OS ALUNOS QUE TEMOS FORAM MUITO SOLÍCITOS NA ACEITAÇÃO DESSA METODOLOGIA
Muito bom ver esta experiência, estava imaginando como seriam essas ações dentro da Instituição. Ótimas Práticas.
Maravilhoso fique encantada de conhecer está história
Um exemplo de escola, sua história de recomeço e conquistas fazem grandes diferenças motivando para um novo recomeço .
Experiência inovadora e com foco na aprendizagem integral. Muito bom!
Que bom saber que uma escola, antes fechada, foi reaberta e está ganhando destaque no país.
Um excelente exemplo, mesmo.
Muito bom ver que uma instituição com uma história tão bonita, conseguiu se reerguer vitoriosa depois de uma fase de crise.
E muito importante deixar os jovens experimentar, apoiá-los ,nas decisões, e ai ve o crescimento desses jovens.
A nossa escola iniciou nesse ano Escola na modalidade de Tempo Integral, estamos ainda aprendendo, más logo veio a pandemia.
Essa escola desenvolve um excelente trabalho com os alunos do Ensino Médio, pois o aluno gosta da escola, o projeto de interação fez com que descobrisse a melhor escolha para a vida dele e do outro. Sendo assim, observaram que para crescerem necessitariam uns dos outros.
Esta escola tem uma história incrível.
Muito interessante ler sobre essa Escola e perceber como reestruturou sua base curricular co parcerias e pensando sempre no protagonismo dos seus alunos.Parabéns aos educadores e educandos envolvidos!
achei muito interessante a forma de como são trabalhados os alunos as parcerias os incentivos as medalhadas, tem tudo um significativo para cada conquista dos alunos, para os professores e para os pais. PARABÉNS A TODA COMUNIDADE ESCOLAR!!!!!!
Muito interessante conhecer o projeto pedagógico desa escola,perceber a garra dos educadores envolvidos, o protagonismo concedido aos educandos, as parcerias e a implicação com as transformações da comunidade educativa.
Boa tarde! Embora não seja fácil abrir-se para as novas experiências, é fundamental que elas aconteçam. A experiência desse colégio pernambucano é um BOM exemplo a ser seguido! Que possamos avançar e superar as dificuldades!
Fantástica essa experiência que deve ser publicado para todo o Brasil nas várias esferas para os vários níveis de ensino emodalidades da educação
Inovação na educação para espantar a crise da mesmice e dar vazão á criatividade dos alunos.
´É um projeto inovador, merecendo todo nosso respeito. Iniciativas assim devem ser reproduzidas Brasil a fora.
Acredito que o sucesso da escola em questão, se deve ao investimento no espaço físico como criação de salas de laboratórios, bibliotecas etc. Outro ponto interessante foi a valorização do profissional da educação.
muito interessante. seria tão bom que todas as escolas fizessem um trabalho parecido,para incentivar os nossos alunos.
Parabéns a todos os profissionais da educação, como também os alunos que participam ativamente do seu processo educativo.
Muito interessante conhecer essa historia pois nos expira a implantar nas escolas das outros lugares
Muito boa a iniciativa, experiência muito rica e inspiradora.
Concordo quando diz que é neste momento que o aluno é o sujeito do seu projeto de vida, sou professora além de mãe e meu caçula está extremamente frustrado, ansioso e perdido; sinto-me impotente para auxiliá-lo e percebo agora como teria sido diferente se ele tivesse recebido orientações libertadoras certamente não estaria passando por esta situação em que se encontra; a ponto de iniciar duas faculdades e abandoná-las.
Muito bom conhecer outros lugares da educação do nosso Brasil…
Muito bom ver este tipo de escola. encantada com o trabalho deles
Eu tbm fiquei encantada. São sonhos virando realidade. E nos fazendo persistir em nossos propósitos. A educação de fato é a porta para o mundo que queremos, mais não que sonhamos, e sim o que praticamos e suamos e nos engajamos para construir.
Estou muito feliz em poder conhecer a história de uma escola de tempo integral que realmente funciona e com aprendizagem significativa. Um verdadeiro projeto de vida e para a vida.
Parabéns aos gestores, professores e alunos deste colégio, é um exemplo a ser seguido, com excelentes parcerias e acentuando o aluno como ‘sujeito” na oração, fazendo assim uma educação de qualidade, participativa e interativa. Uma educação do futuro.
Uma escola prestes a completar 200 anos de existência. Quantas histórias vivenciadas neste local, tantas outras que mudaram a partir do que viram, ouviram ou viveram ali. Parabéns a todos alunos, profissionais que fazem parte dessas histórias.
que historia fantastica
bonito exemplo
Muito interessante amei a história dessa escola.
Muito significativa a experiência dessa escola inovadora. Escutar o aluno numa escola, faz toda diferença. É preciso muito amor , professores empenhados, parceria com a familia e comunidade.
Gratificante.
Que belo projeto! Resgatando a História da comunidade e sobretudo, da tradição da escola. Parabéns!!
Maravilhoso, que proposta

Vejo o quanto os profissionais desta escola se desempenhavam para faz um trabalho com os alunos de excelência. Isto só me mostra que estou no caminho certo.
A Escola de Tempo Integral comprometida com um bom trabalho, desenvolve as competências e habilidades no aluno, tão esperadas pela comunidade.
Excelente exemplo de escola ! As parcerias são essenciais nesse processo.
Parabéns