Nasa e Khan lançam material on-line sobre astronomia - PORVIR
crédito BiterBig / Fotolia.com

Inovações em Educação

Nasa e Khan lançam material on-line sobre astronomia

Tutoriais contam com vídeos, jogos e simulações para estimular jovens a estudar sobre o universo e exploração espacial

por Redação ilustração relógio 6 de junho de 2014

Para muitas pessoas é curioso pensar sobre o universo e sobre o que existe no espaço para além do nosso planeta. Para aguçar ainda mais essa curiosidade e despertar o interesse de estudantes em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (grupo de conhecimentos chamado em inglês de STEM ), a Nasa lançou semana passada em parceria com a Khan Academy uma série de tutoriais on-line sobre astronomia e exploração espacial.

O material é dividido em três partes: Controle de Missão (mission control, em inglês), Medindo o Universo e Explorando o Universo. Cada seção tem como objetivo familiarizar os estudantes com diferentes aspectos do espaço e deixar mais compreensíveis o trabalho e a missão da Nasa – protocolos e desafios da agência espacial são detalhados.

Todo o conteúdo está na plataforma Khan, mas até o momento apenas a seção Medindo o Universo está traduzida para o português – e ainda não completamente, trechos de textos ainda estão em inglês. Mas em breve todo o material estará traduzido, informa o site.

Kim Lichtenberg, engenheira da Nasa que trabalha em missões de exploração em marte, explica no vídeo de apresentação do projeto que a ideia desses tutoriais é estimular a curiosidade, a busca por conhecimentos e a vontade de aprender. “Em Medindo o Universo, matemática e física são aplicadas para entender o cosmos e o que nós já aprendemos sobre ele. Já em Explorando o Universo, é possível aprender mais sobre o funcionamento das nossas missões. Com isso, esses tutoriais permitem que todos expandam seus horizontes de aprendizado e sigam suas próprias curiosidades sobre a exploração espacial”, completa.

O conteúdo é multimídia, composto por vídeos, textos, recursos interativos, jogos e simulações sobre as mais diversas temáticas. É possível, por exemplo, tentar pousar uma nave espacial em Marte, ver modelos interativos de eclipses lunares, das fases da lua e brincar com o sistema solar.

Os tutoriais foram lançados durante a quarta edição da White House Science Fair, evento promovido pela Casa Branca e apresentado pelo presidente norte-americano Barack Obama, que promove e premia os melhores projetos educacionais nas áreas do STEM feitos por estudantes de todo o país.


TAGS

ciências, educação online, interdisciplinaridade, jogos, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x