Startup cria software que otimiza gestão de escolas - PORVIR
crédito Marek / Fotolia.com

Inovações em Educação

Startup cria software que otimiza gestão de escolas

Plataforma economiza tempo ao organizar informações que vão desde o sistema financeiro ao controle de notas dos alunos

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 16 de maio de 2013

Planilhas, boletins, papéis de matrícula, boletos bancários. No meio de tudo isso fica difícil para os diretores das escolas se preocuparem com o essencial: o aprendizado. De olho nisso, a startup WPensar lançou um sistema de gestão educacional, que também leva o nome WPensar, para integrar todas essas informações administrativas, otimizando o tempo e os recursos dos funcionários e alunos. “O objetivo é que os administradores tenham mais tempo de pensar no plano pedagógico, no ensino, sem se preocupar tanto com organizar papéis e acabar com as filas na secretaria”, explica Bruno Damasco, 24, um dos fundadores da plataforma.

Aos 17 anos, Damasco dava aulas de física, química e matemática e foi dessa experiência que surgiu a ideia de criar o software. “Eu vi como a gestão é precária, como tem problemas com controle de pagamento, de notas dos alunos. Já perderam nota minha, por exemplo”. Para ajudar as instituições a ordenar todo o volume de informações com os quais são obrigados a lidar diariamente, sua plataforma oferece a gestão de todas as áreas das instituições, desde o financeiro até a parte pedagógica, com a soma das notas e organização dos boletins.

Ao contratar o serviço da WPensar, que tem um custo de R$ 2,00 por aluno/mês, o diretor tem acesso a todas as informações sobre sua instituição, gráficos com a receita anual esperada e até a evolução no número de alunos. É ele o responsável por definir as permissões de acesso a cada uma das áreas. O coordenador pedagógico, por exemplo, pode usar a plataforma para organizar as médias dos alunos nas disciplinas, montar o calendário escolar e os boletins, além de ter controle dos atestados e históricos escolares. Enquanto isso, o responsável pelo setor financeiro vai controlar as contas que estão pendentes, enviar os boletos de mensalidades por e-mail e gerar os relatórios.

“Mas essa liberdade é relativa, cada diretor pode escolher quem pode acessar o quê. Se ele quiser, pode liberar tudo para todo mundo, inclusive pais e alunos”, explica Damasco. E por falar em pais e alunos, eles também são beneficiados pela plataforma. Os responsáveis podem acessá-la para verificar as notas e as faltas dos seus filhos e gerar os recibos dos pagamentos. Os estudantes, por sua vez,  não vão precisar enfrentar as tais filas nas secretarias para retirar históricos e certificados, que estarão disponíveis no sistema. Eles também poderão acessar conteúdos de aula on-line, já que a plataforma funciona como um agregador de conteúdo.

Nosso objetivo é que a plataforma seja o mais simples possível, para ajudar de verdade e não dificultar ainda mais o trabalho dos funcionários, que nem sempre são chegados em tecnologia

“Não produzimos conteúdo próprio, mas a plataforma permite que o professor insira material do Moodle [plataforma aberta usada para reunir conteúdo] ou videoaulas de outros sites, por exemplo”. Todo esse conteúdo poderá ser acessado on-line, tanto no computador quanto no aplicativo para tablet e smartphones. Assim, o professor pode combinar tarefas de casa com a aprendizagem em sala de aula.

Quando a plataforma é implementada, um membro da instituição recebe treinamento sobre suas funcionalidades e ele será o responsável por replicar para os outros funcionários. A equipe do WPensar também auxilia na inserção de todos bancos de dados da escola no ambiente virtual, para que o sistema já integre as novas e as velhas informações. “Nosso objetivo é que a plataforma seja o mais simples possível, para ajudar de verdade e não dificultar ainda mais o trabalho dos funcionários, que nem sempre são chegados em tecnologia”, brinca Damasco.

Até agora, a iniciativa já trabalha com 225 escolas privadas, desde as pequenas com 30 alunos, até grandes conglomerados com mais de 11 mil. Damasco conta que sua meta, já para o final desse ano, é elaborar um plano de ação para levar o serviço para escolas públicas de todo o Brasil.


TAGS

empreendedorismo, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

7 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
7
0
É a sua vez de comentar!x