10 coisas que pais e responsáveis devem fazer agora
Especialista dá dicas para melhorar o processo de aprendizagem dos jovens dentro e, principalmente, fora da escola
por Tom Vander Ark, do Getting Smart 4 de novembro de 2014
Enquanto você se diverte e tem momentos de lazer e recreação com seus filhos, gaste alguns minutos pensando sobre o seu papel na educação deles. Assim como nos preparamos para o trabalho, é preciso entender como é possível influenciar positivamente a aprendizagem deles.
Veja 10 dicas que estão ao seu alcance e que vão fazer a diferença na vida dos estudantes que estão cursando o ensino fundamental.
- Gerencie o tempo que o jovem passa on-line. Alguma recreação é ótima, mas eles têm tarefas a fazer e é seu papel mantê-los produtivos. Desligue os aparelhos eletrônicos e jantem juntos todos os dias.
- Impulsione a consciência do estudante sobre sua futura carreira. Uma boa ideia é fazer visitas a uma variedade de ambientes de trabalho. Leve seus filhos (e os filhos de outras pessoas) para conhecer onde você passa o dia, e para outros ambientes de trabalho, sempre que possível. Fale sobre o que é realizado em cada um dos locais.
- Diga ao seu filho, quando ele estiver cursando a oitava série, que em poucos anos ele vai estar fazendo trabalhos de nível universitário e ajude-o a fazer escolhas no ensino médio que facilitem o rumo de sua carreira ou o caminho que ele quiser seguir. Incentive-o a fazer cursos on-line.
- Construa um plano de aprendizagem da família. Escolha um tema para todos aprenderem juntos. Construa um objetivo de aprendizagem para suas próximas férias, faça disso um jogo.
- Separe um sábado por mês para criar algo, programar códigos ou construir alguma coisa.
- Conheça as suas opções e escolha sabiamente. As opções estão sempre em expansão – escolas públicas, escolas de bairro, cursos on-line, cursos livres, faculdade e muito mais.
- Faça sua ocupação ser parte de sua rotina familiar, fale sobre o que cada membro da família está aprendendo através de suas ocupações. Apoie experiências estudantis de liderança, que podem ser através de congregações religiosas, esportivas e clubes.
- Incentive os jovens a iniciar um negócio durante o ensino médio – faça-os entender que ao se formarem eles podem ter uma empresa, um site ou um aplicativo móvel.
- Reveja portfolio digital deles, pelo menos uma vez a cada três meses, ajude-os a construir uma imagem positiva nas redes sociais que incorporem uma coleção de suas melhores características.
- Ajude-os a descobrirem como aprendem melhor. O que promove a curiosidade e persistência? O que promove a compreensão? Ajude-os a fazer mais do que simplesmente o que funciona dentro e fora da escola.
Tom Vander Ark, do Getting Smart
Tom é autor do livro Getting Smart: How Digital Learning is Changing the World e fundador do site GettingSmart.com. Tom é também parceiro da Learn Capital e diretor em instituições como iNACOL, Imagination Foundation, Charter Board Partners, Strive for College, AdvancePath e Bloomboard.