12 dicas para evitar erros comuns no Enem - PORVIR
Crédito Matthew Benoit / Fotolia.com

Inovações em Educação

12 dicas para evitar erros comuns no Enem

Porvir separa ferramentas digitais de aprendizagem que os professores podem usar para ajudar alunos na fase de preparação

por Marina Lopes ilustração relógio 12 de agosto de 2014

Os simulados digitais podem ser boas ferramentas para quem quer ter uma prévia de como está a preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além de treinar o estudante, eles armazenam padrões de comportamento, seja mostrando os assuntos que todo mundo já domina ou aqueles que parecem verdadeiras barreiras que, no fim, podem definir os classificados no dia da prova “para valer”. Com a ajuda de uma lista de 12 temas com maior taxa de erro, criada pela equipe do aplicativo gratuito AppProva, o Porvir traz dicas de ferramentas interativas que podem ser utilizadas por educadores para ajudar alunos a se prepararem para o exame.

Segundo o levantamento da plataforma, que conta com 260 mil estudantes registrados, a Matemática e a Física são as disciplinas em que foram registradas as maiores dificuldades. Para cada item apontado, foi indicado um objeto digital de aprendizagem que pode ser utilizado durante os estudos. Os recursos foram selecionados a partir de buscas na Escola Digital e em games disponíveis on-line.

Confira a lista:

1. Abolição

Taxa de acerto no AppProva: 22.26%
Área do conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias
Disciplina: História

O infográfico interativo apresenta uma linha do tempo sobre a escravidão no Brasil e inclui os principais momentos da história relacionados à libertação dos escravos. Ao clicar nas datas, é possível ter acesso a momentos com a campanha abolicionista, a assinatura da Lei Áurea e a proibição do tráfico de escravos.

2. Brasil Império

Taxa de acerto no AppProva: 26.72%
Área do conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias
Disciplina: História

Com 27 minutos de duração, o vídeo explica o Primeiro Reinado, a Regência e o Segundo Reinado. O arquivo está disponível para download no site do Ministério da Educação.

3. Meiose

Taxa de acerto no AppProva: 22.01%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Biologia

Disponível na plataforma da Khan Academy, a videoaula traz conceitos sobre meiose e o processo de replicação do material genético nas células. Durante o vídeo, o estudante pode aprender com ilustrações que explicam, de forma detalhada, todo o processo.

4. Heredograma

Taxa de acerto no AppProva: 27.73%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Biologia

O infográfico permite que o aluno interaja com conceitos relacionados a cromossomos sexuais e herança genética. Com base na apresentação de uma história, o estudante deve construir um heredograma correspondente.

5. Regência verbal

Taxa de acerto no AppProva:  26.96%
Área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias
Disciplina: Língua Portuguesa

Em formato de quiz, o game desafia os estudantes a se tornarem reis do português. Uma vez no posto, eles devem encontrar erros de regência verbal e nominal entre as frases que estão entre o seu domínio.

6. Eletroquímica

Taxa de acerto no AppProva: 23.61%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Química

Com pequenas experiências e explicações, o vídeo apresenta conceitos de eletroquímica como eletrólise e reações de oxirredução. O professor também pode acessar um guia didático para facilitar o uso do material.

7. Massa molar

Taxa de acerto no AppProva:  22.97%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Química

Disponibilizada pela plataforma Kuadro, a videoaula exemplifica transformações químicas e ajuda o estudante a calcular o volume de uma substância.

8. Escala

Taxa de acerto no AppProva:  27.08%
Área do conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias
Disciplina: Geografia

No game, o estudante assume o papel de uma arquiteta ou de um cliente interessado em elaborar a planta de uma casa. A partir dos dados apresentados, o jogador deve fazer atividades sobre escalas e representações no mapa geográfico.

9. Força de atrito

Taxa de acerto no AppProva:  13.27%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Física

Com a ajuda de um simulador, é possível verificar a aplicação das leis de Newton e relacionar esses conceitos com situações cotidianas, identificando grandezas como massa, coeficiente de atrito e forças.

10. Calor específico

Taxa de acerto no AppProva:  19.09%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Física

Esse simulador apresenta o principio que envolve trocas de calor. Para cada experiência, são apresentados gráficos que mostram a temperatura inicial e a temperatura de equilíbrio térmico de diferentes materiais.

11. Função modular

Taxa de acerto no AppProva: 10.42%
Área do conhecimento: Matemática e suas tecnologias
Disciplina: Matemática

Para ensinar função modular é possível utilizar um game que explora a relação de interdependência entre duas grandezas, apresentando de modo intuitivo as noções sobre funções, sejam elas de 1o e 2o grau, exponenciais ou modulares.

12. Determinante

Taxa de acerto no AppProva:  18.75%
Área do conhecimento: Matemática e suas tecnologias
Disciplina: Matemática

Disponível na plataforma da Khan Academy, a videoaula traz diversas noções sobre matrizes, incluindo a identificação do determinante. Também é possível resolver exercícios após cada aula.


TAGS

aplicativos, enem, ensino médio, ensino superior

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x