5 projetos de arte transformadores nascidos em escolas públicas - PORVIR
Reprodução

Inovações em Educação

5 projetos de arte transformadores nascidos em escolas públicas

Assista aos documentários sobre o trabalho de professores da rede pública de Jandira (SP), Americana (SP), Jacundá (PA), Bento Gonçalves (RS) e Caicó (RN) que foram reconhecidos no 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã

por Redação ilustração relógio 6 de dezembro de 2019

O Instituto Arte na Escola divulgou minidocumentários das escolas vencedoras do 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã, iniciativa para incentivar e reconhecer o ensino da arte nas escolas brasileiras. Entre os vencedores da edição de 2019, estão professores da rede pública de Jandira (SP), Americana (SP), Jacundá (PA), Bento Gonçalves (RS) e Caicó (RN). Eles concorreram com mais mil projetos em cinco categorias de premiação: educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2, ensino médio e educação de jovens e adultos. Os projetos premiados este ano passam por temas como cultura local, identidade afro-brasileira e fotografia.

Leia mais: STEM ou STEAM: Para que serve o ensino de Arte? 

Os professores homenageados em cada uma das categorias recebem R$ 10 mil, certificado e participam de uma semana de formações culturais na cidade de São Paulo. As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos ganham equipamentos. Conheça:

Educação infantil – CEI Brayan Biguinat Jardim
“Universo Fotográfico Infantil” – Professora Grécia Oliveira (Jandira/SP)

A educadora convidou seus alunos a usar a tecnologia em favor do fazer e do olhar artístico enfatizando a importância do faz de conta para que se revele o protagonismo de cada uma das crianças. Os celulares foram utilizados como instrumento para humanização com a participação dos pais e da comunidade.

Ensino fundamental 1 – CIEP Prof. Octávio César Borgui
“Ubuntu – Sou Porque nós somos” – Professor Antonio Roberto da Silva (Americana/SP)

A arte contemporânea foi utilizada como estímulo para a reflexão sobre a identidade afro-brasileira e a história do Brasil. Um projeto que realiza uma forte interação entre o individual e o coletivo que resultou em uma exposição.

Ensino fundamental 2 – EMEF Maria da Gloria Rodrigues Paixão
“Cores do Açaí” – Professora Elsamar Emerique (Jacundá/PA)

O fruto do açaí e suas tonalidades de cores foram o ponto de partida para uma imersão na arte e a cultura paraense. Cada uma das turmas da escola focaram em um movimento da história da arte de modo a abranger um amplo painel que, de outro modo, poderia não constar no cotidiano dos alunos.

Ensino médio – Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Vicente
“Cildo Meireles – Nosso Circuito Ideológico 2018” – Professora Milene Petró (Bento Gonçalves/RS)

A partir das obras de Cildo Meireles, a professora convidou os alunos a uma reflexão sobre a sociedade contemporânea por meio da arte conceitual. Fundamentos de longo alcance e profundidade a partir das escolhas do artista mostraram com ênfase que nem tudo é mercadoria. Temas principais da atualidade, chegou em resultados artísticos que se sustentam como crítica ao modelo de organização do mundo.

Ensino de Jovens e Adultos – CEJA Senador Guerra
“A reinvenção de si: reconstruindo histórias de vida na EJA por meio da palavra e da imagem” – Professor Jailson dos Santos (Caicó/RN)

A partir da arte, o projeto busca expandir a percepção que os alunos têm de si e do mundo, a partir de autorretratos nos quais os alunos são os autores da própria imagem, fazendo uso da língua portuguesa redigindo o painel “Autobiografia Visual”, no qual acontece a interação entre arte, cultura local e emancipação social por intermédio do olhar subjetivo que move uma experiência estética.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, competências para o século 21, educação infantil, educação integral, educação mão na massa, ensino fundamental, ensino médio, prêmios

2
Deixe um comentário

avatar
500
2 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
aparecida consolaçao santos ferreira Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
aparecida consolaçao santos ferreira
Visitante
aparecida consolaçao santos ferreira

Publicação maravilhosa. Conteúdos contextualizados.

aparecida consolaçao santos ferreira
Visitante
aparecida consolaçao santos ferreira

Maravilhoso.Conteúdos contextualizados.Proporciona interação com o mundo real.