6 aplicativos gratuitos para contar histórias - PORVIR
Crédito:egal/iStockPhoto

Inovações em Educação

6 aplicativos gratuitos para contar histórias

Conheça ferramentas para aprimorar suas histórias e estimular o interesse das crianças pela leitura

por Redação ilustração relógio 31 de janeiro de 2020

A arte de contar histórias é fundamental para transformar a maneira como os estudantes se conectam com a leitura. Com efeitos sonoros, cenários e personagens animados, esse momento pode ser ainda mais lúdico e interativo. Pensando nisso, o Porvir elaborou uma lista de seis aplicativos gratuitos que podem ser utilizados por educadores. Confira as dicas:

Inventeca
O aplicativo funciona como uma banca de livros e uma plataforma para estimular a autoria das crianças. Com recursos para todas as idades, ele permite soltar a imaginação e narrar as próprias histórias, que ficam gravadas e podem ser compartilhadas com familiares e amigos. Disponível para Android e iOS.

Crianceiras
Com poemas musicados e animados de Manoel de Barros, o aplicativo traz clipes, poemas com sons, figuras e significados, desenhos e ferramentas para capturar fotos com personagens das obras. Disponível para iOS.

Animal Sounds
Com mais de 100 sons de animais, o aplicativo disponibiliza imagens e categorias que permitem envolver as crianças em uma jornada imersiva para criar e contar histórias. Disponível para Android e iOS.

Chatterpix Kids
A ferramenta promete fazer qualquer coisa falar, desde desenhos até fotos de animais de estimação ou personagens. As crianças podem tirar foto do que elas quiserem e incluir a própria voz para criar uma história. Disponível para Android e iOS.

Novel Effect
Além de incluir um catálogo de mais de 200 obras (em inglês), o aplicativo traz efeitos sonoros e músicas que podem tornar a contação de histórias um momento dinâmico e divertido. Disponível para Android e iOS.

Google Spotlight Stories
Com o aplicativo é possível contar histórias a partir de narrativas em realidade virtual. Com recursos imersivos em 360º, os estudantes podem ser transportados para um ambiente virtual que estimula a imaginação. Disponível para Android e iOS, o usuário pode escolher sua história pelo site do Google Spotlight Stories.

Leia mais:
7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino superior, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x