8 razões para a gestão ampliar a voz dos alunos na escola
Além de contribuir para o clima escolar, envolver os estudantes na gestão amplia os processos democráticos e desenvolve habilidades como colaboração e empatia
por Redação 22 de fevereiro de 2024
Promover a participação dos estudantes requer a disposição de gestores e professores para compartilhar informações e poder. Abertura, diálogo, entendimento e cooperação são palavras-chave para qualificar o processo, que deve buscar equilibrar as responsabilidades que serão sempre dos educadores com as contribuições que podem vir dos alunos.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
Se por um lado é fundamental não subestimar a capacidade dos estudantes, mesmo quando são crianças ou parecem pouco engajados, por outro não podemos romantizá-los, nem transformar a participação em um fardo. O engajamento precisa fazer sentido e estar à altura da capacidade dos alunos, bem como contribuir para a sua aprendizagem e desenvolvimento, objetivos primordiais da escola.
A participação também deve considerar a cultura dos estudantes, ao invés de forçá-los a se encaixar em modelos próprios do mundo adulto. Ludicidade, arte, cultura e mídias digitais são alguns dos elementos que potencializam a contribuição, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. A intenção é levá-los a sério e respeitar as suas próprias formas de organização, expressão e contribuição.
Confira, abaixo, 8 motivos para ampliar a gestão democrática e ouvir a voz dos estudantes. Este conteúdo faz parte do Guia Participação dos Estudantes na Escola, do Porvir.
1. Amplia o reconhecimento do valor da educação
Um estudante que tem opinião e direitos respeitados e que assume responsabilidades perante colegas e comunidade escolar passa a se sentir acolhido dentro da escola e valoriza a educação.
2. Promove aproximação entre o conhecimento e o aluno
Ao se tornar ativo na construção de seu conhecimento e influenciar a maneira como aprende, o aluno tende a se identificar mais com o conteúdo, que ganha novos sentidos e contextos que respondem aos seus interesses e seu projeto de vida.
3. Desenvolve habilidades para a vida
A participação coloca o aluno em situações que envolvem diálogo, trabalho em grupo, planejamento, construção de acordos e autoria de projetos. Durante o processo, que deve acontecer de maneira autêntica para resolver problemas da escola ou comunidade, os alunos desenvolvem habilidades como resolução de problemas, colaboração e empatia.
4. Melhora a autoestima e a autoconfiança
A participação positiva nas instâncias de decisão dentro da escola proporciona o reconhecimento pelos colegas e pela equipe gestora, o que impacta na autoestima e na autoconfiança.
5. Facilita a resolução de problemas
O contato próximo e fluido entre gestor, professor e aluno facilita a troca de informações constantes e a resolução de problemas da escola. O ambiente democrático também é propício à mobilização de conhecimentos, parceiros e recursos que ajudam a superar desafios da escola.
6. Contribui para um clima escolar positivo
Quando a equipe gestora compartilha com os alunos a mediação de conflitos e a discussão de soluções, criam-se alternativas ao punitivismo e um ambiente propício ao bom relacionamento entre alunos, professores, funcionários e gestores.
Relacionadas
Uma gestão escolar democrática deve dar vez, e voz, aos estudantes
Corresponsabilidade e participação ativa dos alunos fortalecem o currículo
Um país em transição precisa conhecer seus estudantes
7. Amplia o respeito às individualidades
A abertura ao diálogo ajuda professores e gestores a entender como os alunos aprendem, bem como ter um retorno sobre suas práticas. Quando escutam e interagem com os estudantes, educadores conseguem oferecer oportunidades educativas conectadas com seu potencial, suas limitações, seus interesses e suas necessidades.
8. Fortalece a democracia
Ao se envolverem em processos democráticos dentro das escolas, jovens desenvolvem a cultura da participação e também se engajam em ações de transformação da sociedade.