Globo transmite especial com projetos educacionais inovadores
"Especial LED - Luz na Educação", apresentará projetos e pessoas que estão inspirando e transformando vidas por meio da educação
por Redação 29 de junho de 2022
A TV Globo transmite nesta quarta-feira (29), após a novela “Pantanal”, o “Especial LED – Luz na Educação”, que apresentará projetos e pessoas que estão inspirando e transformando vidas por meio da educação. Elas são as vencedoras do primeiro Prêmio Movimento LED – Luz na Educação, que distribuirá R$ 1,2 milhão e teve mais de 3.400 mil inscrições.
Os premiados foram reconhecidos em três categorias: educação básica, educação não formal e educação profissional/técnica e contemplam educadores, estudantes, empreendedores e criadores de conteúdo.
O Movimento LED é uma parceria Globo e Fundação Roberto Marinho e nasceu com o propósito de destacar práticas inovadoras na educação brasileira. O projeto trabalha sob três importantes pilares: premiação, festival e uma plataforma de relacionamento permanente com a comunidade.
Ao longo de dois blocos, serão apresentadas histórias de pessoas impactadas por cada um dos projetos, além de qual o objetivo das iniciativas, sua essência e as práticas que desenvolvem para envolver a comunidade.
📺 Assista ao Especial LED – Luz na Educação
Conheça as seis iniciativas premiadas:
O Programa de Inclusão Social Produtiva, no Rio de Janeiro (RJ), tem como objetivo a geração de trabalho e renda para mulheres nas regiões fluminenses da Cidade de Deus, Penha e Vila Kennedy. Ele divide a premiação na categoria educação profissional/técnica com a iniciativa Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar, realizada na cidade de Presidente Tancredo Neves (BA). Esta última promove curso técnico em agropecuária, com o objetivo de garantir a permanência dos jovens no campo com qualidade de vida.
O Programa Futuras Cientistas, do Recife (PE), foi o vencedor na categoria educação não formal por incentivar meninas da rede pública de ensino a seguirem carreira na área de pesquisa e tecnologia.
Inspirado em Carlos Drummond de Andrade, que disse que “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer”, o projeto Desengaveta Meu Texto, de Campina Grande (PB), trabalha com o objetivo de incentivar a leitura. E o faz por meio da distribuição de livros e apoio a professores, além de desenvolver práticas inovadoras de letramento.
Dois projetos do estado de São Paulo também foram reconhecidos. Adote uma Escola, do Guarujá, desenvolve estratégias para enfrentamento da evasão escolar e recebe o prêmio na categoria educação não formal. Na categoria educação básica, o prêmio foi para o Espaço Educacional Cultural e Esportivo Quilombo Guarani, que fica na capital paulista. O cursinho popular e comunitário combate a defasagem escolar no ensino público e é voltado a alunos que querem ingressar em escolas técnicas e/ou cursos de graduação.
Seleção
A escolha dos vencedores do Prêmio LED foi feita por um júri formado por professores, doutores e empreendedores. Nos dias 8 e 9 de julho, o Movimento promove a 1ª edição do Festival do Movimento LED, gratuita, com palestras nacionais e internacionais, oficinas, experimentações, feira de startups, exposições e intervenções artísticas no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), ambos no Rio de Janeiro.
Neste mesmo evento também serão reconhecidos os vencedores do Desafio LED – Me dá uma luz aí!. A iniciativa abriu espaço para que estudantes universitários apresentassem soluções criativas para problemas educacionais reais, vividos dentro de escolas ou universidades. O prêmio de R$ 300 mil será distribuído entre os finalistas do desafio.
O festival é uma realização da Globo, da Fundação Roberto Marinho e plataforma Educação 360, da Editora Globo. A partir de julho, estará disponível a Comunidade do LED, plataforma permanente de aprendizado, troca de conhecimento e compartilhamento de boas práticas.