Escolas e crise climática: Porvir ganha edital para série de reportagens
por Redação 10 de setembro de 2024
O 6º edital de jornalismo promovido pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) divulgou, na última semana, as pautas selecionadas para a edição de 2024. Ana Luísa D’Maschio e Ruam Oliveira, integrantes da equipe do Porvir, estão entre os contemplados pela instituição.
As pautas foram escolhidas entre 69 propostas apresentadas e avaliadas pela Comissão Julgadora e Editorial, composta pelos jornalistas Denise Chiarato, coordenadora do grupo, Eduardo Geraque, Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier.
A série de reportagens proposta pelo Porvir aborda os impactos da crise climática em diferentes estados brasileiros, fundamentando-se no conceito de escolas resilientes.
O termo “escolas resilientes” refere-se à capacidade de uma escola em se preparar, resistir, adaptar-se e continuar a operar eficazmente frente aos desafios climáticos e ambientais, contribuindo para uma educação de qualidade e para um ambiente sustentável.
A proposta é analisar, a partir de três dimensões — arquitetura e infraestrutura, currículo e apoio socioemocional —, como as escolas se adaptam para enfrentar os desafios climáticos. Os jornalistas visitarão escolas no Rio de Janeiro, Ceará e Pará para compor as reportagens, que serão publicadas no portal Porvir até meados de dezembro.
O Porvir tem intensificado sua cobertura sobre temas relacionados ao clima e à sustentabilidade ambiental. Este projeto reforçará os esforços em oferecer aos professores brasileiros um panorama sobre as questões climáticas, com informação qualificada e contextualizada. Além disso, o trabalho está alinhado à recém-aprovada Lei 14.926, que incluirá no currículo escolar, a partir de 2025, o estudo das mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade.
Esta é a segunda vez que a equipe do Porvir é selecionada no edital promovido pela Jeduca com apoio da Fundação Itaú. Em 2022, Ana Luísa D’Maschio se uniu à diretora de conteúdos da Agência Porvir, Marina Lopes, na produção da série “Desafios e perspectivas da EJA no Brasil”, focada no cenário da Educação de Jovens e Adultos no país. Relembre a série aqui.
As reportagens do 6º edital de jornalismo de educação serão publicadas até 15 de dezembro de 2024. Confira aqui a nota oficial da instituição.