Eleito melhor projeto na categoria Tecnologia na 3ª edição do Prêmio Professor Porvir, a iniciativa da professora Thaini Maiara Pereira Alves, da Escola Municipal São João, em Manaus (AM), acaba de receber um novo reconhecimento nacional.

Com o projeto “Observatório da Estiagem”, que transforma estudantes ribeirinhos do 6º ano em jovens cientistas para monitorar chuvas, rios e poços na Amazônia, a educadora conquistou o 1º lugar na Jornada de Inclusão e Sustentabilidade na Educação do Prêmio Educador Transformador. A cerimônia de entrega, com apresentação do escritor Daniel Munduruku, aconteceu nesta quarta-feira, 6, durante a Bett Brasil, considerado um dos principais eventos de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina. 

A trajetória de Thaini ajuda a contar a história desta edição do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Inspirado no tema da Bett Brasil 2026, “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”, o prêmio registrou 5.560 inscrições, com 1.300 projetos concorrendo em três jornadas: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Gestão Educacional Transformadora e Inclusão e Sustentabilidade na Educação.

A terceira edição ampliou o público-alvo, que passou a contemplar professores, gestores escolares e gestores de rede. Também foi aberta a possibilidade de inscrição de projetos coletivos, com até três educadores por trabalho.

Outra novidade foi a oferta de uma jornada formativa em inteligência artificial. Durante três meses, os participantes aprimoraram seus projetos com base em uma trilha inspirada no design thinking, passando por etapas como imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Conheça os projetos vencedores:

Jornada de Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas

1º lugar: Maxwell Melo da Silva, de Alagoas
O projeto “Laboratório de IA Pedagógica + Programa Avança Belo Monte” integra inteligência artificial e computação desplugada para enfrentar desigualdades digitais e lacunas de aprendizagem em Belo Monte (AL). A iniciativa envolve formação docente, trilhas adaptativas, participação das famílias e espaços de experimentação, promovendo o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências empreendedoras.

2º lugar: Elisângela Bezerra das Neves Holanda, do Rio Grande do Norte
Com o projeto “Entre Dunas e Mar: Planejamento e execução de roteiros turísticos com o uso do Google Earth”, a professora utiliza o mapeamento georreferenciado para valorizar a comunidade de Mãe Luíza, em Natal (RN). A proposta articula tecnologia, sustentabilidade, histórias orais e turismo de base comunitária, contribuindo para fortalecer a identidade local e gerar renda no território.

3º lugar: Felipe Salvador Weissheimer, de Santa Catarina
A proposta implementa uma estação de monitoramento climático e ambiental com tecnologias de baixo custo, como sensores e microcontroladores. O projeto integra Geografia, Ciências e Tecnologia, colocando os estudantes como protagonistas na coleta e análise de dados reais sobre o território e estimulando uma cultura de ciência cidadã.

Jornada de Inclusão e Sustentabilidade na Educação

1º lugar: Thaini Maiara Pereira Alves, do Amazonas
O “Observatório da Estiagem” transforma a escola em um centro de inteligência territorial. Estudantes ribeirinhos atuam como pesquisadores, monitorando chuvas, rios e poços para produzir dados que podem apoiar a prevenção de crises em comunidades isoladas e fortalecer trajetórias de ciência dentro da floresta.

2º lugar: Laila Larissa Teles Sousa Alves, de Pernambuco
A “Feira da GROSSLANCA Solidária” enfrenta a evasão escolar e a desigualdade socioeconômica por meio de uma moeda social chamada GROSS. A proposta mobiliza estudantes em papéis de liderança e gestão, arrecada alimentos e itens para a comunidade e se estrutura como uma tecnologia social voltada à equidade, à inclusão e à aprendizagem significativa.

3º lugar: Daniele Andressa Bassanesi, de Mato Grosso do Sul
O “SIRE, Sistema de Reuso Escolar” cria um ecossistema digital colaborativo para o compartilhamento de materiais entre escolas. Por meio de um aplicativo web, a iniciativa organiza inventário, empréstimo, troca e descarte sustentável de recursos, como uniformes e materiais pedagógicos, promovendo economia circular na rede pública.

Jornada de Gestão Educacional Transformadora

1º lugar: João Carlos Carneiro, de São Paulo
O projeto combina automação de processos, reorganização pedagógica e reinvestimento em infraestrutura para qualificar a gestão escolar. Com ferramentas como biometria, chatbots e QR codes, a proposta busca reduzir tarefas burocráticas e ampliar o tempo dedicado ao acolhimento, ao planejamento e à escuta da comunidade.

2º lugar: Gemerson Farias Roque da Costa, da Paraíba
O projeto “Meu Dia de Gerente” forma lideranças jovens para atuarem como parceiras na gestão pública educacional. A iniciativa envolve capacitação em mediação de conflitos e inteligência emocional, rodas de conversa, tais como imersão institucional e replicação nas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e a comunicação entre estudantes, unidades escolares e gestão estadual.

3º lugar: Rosinalva Neres Rocha, de Minas Gerais
O Centro de Experiência Escolar Integrada (CEEI) consolida uma política de escuta qualificada e mediação pedagógica. Com podcasts, rádio escolar e articulação com a rede intersetorial, o projeto dá voz aos estudantes, combate a evasão e promove acolhimento de grupos vulnerabilizados, fortalecendo uma cultura de gestão baseada no diálogo.

Premiação e outras categorias

Na etapa estadual, os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria recebem troféu, certificado e selo digital. Os projetos classificados em primeiro lugar também garantem participação, com todas as despesas pagas, na missão Bett Brasil 2026. Já na etapa nacional, os vencedores concorrem a premiações como missão internacional para a Bett UK, em Londres (Inglaterra), em janeiro de 2027, missão nacional para o Congresso do Sebrae, notebooks, selos digitais, certificados e, para o primeiro lugar, um MBA em Educação Empreendedora, certificado pela Faculdade Sebrae.Além dos vencedores de cada jornada, a terceira edição também reconheceu educadores com o mérito Destaque Regional, considerando engajamento, colaboração e participação ativa nas trocas realizadas ao longo do percurso formativo.

Foram contemplados Antonio Idilvan de Lima Alencar (CE), pela Região Nordeste; Ezequias Souza Queiroz (RR), pela Região Norte; André Luís Tanski Azeredo (RS), pela Região Sul; Maria de Fatima do Nascimento Alfredo (RJ), pela Região Sudeste; e Vinícius de Oliveira Mota (DF), pela Região Centro-Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *