Filme ‘Miradas’ analisa como crianças brincam de forma espontânea
Novo documentário do programa Território do Brincar está disponível gratuitamente na plataforma Videocamp
por Redação 4 de junho de 2019
É brincando que a criança explora suas relações e as possibilidades de estar no mundo. Esse processo frequentemente chama a atenção de documentaristas e pesquisadores do desenvolvimento infantil, que buscam entender o que faz essa interação com o que está ao redor ser tão divertida e prazerosa. Esse é o caso de “Miradas”, o mais novo filme capitaneado pelo programa Território do Brincar, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, que está disponível gratuitamente na plataforma Videocamp.
Leia mais:
– Conheça a série do Porvir sobre educação infantil
O que o brincar livre e espontâneo das crianças nos revela? Como observá-lo de forma viva? Em uma jornada para encontrar respostas a estas perguntas, oito pesquisadores (Beatriz Olival, Elisa Hornett, Gabriel Limaverde, Lia Mattos, Reinaldo Nascimento, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt e Soraia Chung Saura) realizaram durante um ano um trabalho de observação do brincar livre de crianças em diferentes contextos.
O trabalho do grupo foi guiado pela fenomenologia do escritor Johann Wolfgang von Goethe, que tem como premissa a apreensão do fenômeno, o voltar a olhar para as essências e a valorização da percepção sensorial. O percurso de quatro passos do filme foi referenciado nos elementos da natureza: terra, água, fogo e ar.
“Temos que desaprender muita coisa para, então, nos colocarmos no lugar cuidadoso de observador. E essa construção de um olhar só se cria e se desenvolve quando paramos efetivamente para ver as crianças brincando”, ressalta Renata Meirelles, coordenadora do programa Território do Brincar, do Instituto Alana.
O filme também conta com material de apoio publicado pelo programa Território do Brincar. Assista abaixo ao trailer: